HR registra 19 emergências por queimaduras em acidentes no São João / Foto: JC.
Apenas neste fim de semana, o Hospital da Restauração, localizado no Centro do Recife, atendeu 19 pessoas que sofreram queimaduras nas festas de São João. Foram registrados casos de acidentes com fogueiras, fogos de artifício e com panelas na cozinha de casa.
De acordo com o chefe do setor de queimados da Restauração, Marcos Barreto, dos 19 casos, 12 foram graves e precisaram de internação. Das pessoas com queimaduras graves, 8 são adultos e 4 são crianças. Entre as ocorrências, está uma pessoa que teve as mãos completamente destroçadas e uma criança que perdeu o dedo devido a acidentes com bombas.
Já os outros 7 pacientes receberam tratamento laboratorial. O médico ressaltou que o número ainda não corresponde à somatória final de registros de queimaduras das festas juninas. Para a festividade de São Pedro, que é comemorada no dia 29 de junho, Marcos Barreto reforçou alguns dos cuidados necessários:
- Não usar combustíveis para acender as fogueiras
- Não deixar as crianças perto do fogo
- Não utilizar grandes explosivos
Ainda de acordo com o médico, em casos de queimaduras, não é recomendado passar nenhum tipo de receita caseira no ferimento. Isso porque, mesmo que pequena, se a lesão não for tratada de modo correto, pode ser agravada e precisar até de tratamento cirúrgico. Por isso, é importante deixar a parte do corpo que está machucada na água corrente para aliviar a dor, depois envolver com um pano limpo e ir até uma unidade de saúde.
FONTE: CBN RECIFE.