Aedes aegypti / Foto: Divulgação.
O último Boletim Epidemiológico das Arboviroses, realizado pela Secretaria Estadual de Saúde, aponta 5.823 casos confirmados de dengue e 6 óbitos pela doença. Os dados levam em consideração do dia 31 de dezembro de 2023 até 22 de junho de 2024.
Ao todo, são 26.254 casos prováveis de dengue. Segundo a SES, o número é 464,8% maior do que o registrado no mesmo período do ano anterior. Dos casos confirmados, 105 são considerados graves.
Ainda assim, para o diretor geral de Vigilância Ambiental, Eduardo Bezerra, os novos números indicam que Pernambuco caminha para ter o fim do período de sazonalidade da dengue.
“Em comparação com a semana anterior, o boletim nº 25 traz 277 novos casos prováveis. Esse aumento não é preocupante porque representa a entrada de casos represados de outras semanas epidemiológicas nas vigilâncias municipais. Assim, os descartes foram em maior número que as novas notificações. Dessa forma, a continuidade desse perfil já observado há algumas semanas, aponta para o fim do período da sazonalidade da dengue no Estado em breve”, afirma.
O boletim também registrou 798 casos confirmados e 4.074 casos prováveis de chikungunya. Já no caso da zika, foram 305 casos prováveis em Pernambuco, mas não houve nenhuma confirmação.
FONTE: CBN RECIFE.