Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) / Foto: Divulgação.
O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) lançou o Centro Regional de Combate à Desinformação (CRED), para auxiliar o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no combate às notícias falsas e ao uso irregular da inteligência artificial ao longo da campanha.
O CRED atuará em apoio ao Centro Integrado de Enfrentamento à Desinformação e Defesa da Democracia (CIEDDE), coordenado pelo TSE, como detalhou o juiz auxiliar da Presidência do TRE-PE, Breno Duarte.
“O CIEDDE é o órgão que representa a materialização da perspectiva do TSE na busca pelas eleições justas e (enfrentamento aos) desequilíbrios provocados por fatores externos, especificamente em relação às fake news. E foi estimulado pelo próprio TSE que os Tribunais Regionais criassem centros semelhantes para dar suporte ou funcionar como ponto focal”, disse Breno.
Uma das ferramentas de apoio apresentadas pelo Tribunal foi o Sistema de Alertas de Desinformação Eleitoral (SIADE), plataforma que já está disponível no site do TSE. Nela será possível que o cidadão encaminhe denúncias quanto a conteúdos que coloquem o processo eleitoral e a democracia em risco.
Quando a denúncia é recebida, o Centro Integrado, em Brasília, utiliza mecanismos de inteligência artificial para identificar a origem, os locais de replicação, e a existência de processos anteriores contra o material.
Se necessário, o CIEDDE mobiliza os tribunais regionais, como o de Pernambuco, para solicitar às plataformas que retirem o conteúdo.
O Tribunal tem até 24h para resolução do caso, mas a depender do nível de conflitos que o material possa causar às eleições, o tempo diminui para 2h.
FONTE: CBN RECIFE.