Publicada em 03/09/2024 às 10h30.
Projeto de lei propõe laudo técnico obrigatório para instalação de placas de energia solar
Projeto de lei visa maior cuidado com placas solares após colapso no Santuário do Morro da Conceição

Placas Solares / Foto: Divulgação.     


 Projeto de lei exige laudo técnico para instalação de placas solares em Pernambuco após desabamento no Santuário do Morro da Conceição.

 

Um novo projeto de lei que exige a elaboração de um laudo técnico antes da instalação de placas solares em edifícios de Pernambuco está em tramitação na Assembleia Legislativa do Estado (Alepe). A proposta, liderada pelo Deputado Estadual Joel da Harpa, surgiu em resposta à suspeita de que o desabamento do teto do Santuário do Morro da Conceição, no Recife, foi causado pelo sobrepeso das placas solares instaladas na estrutura.

 

O projeto de lei propõe que um laudo estrutural seja realizado para avaliar a capacidade de suporte de telhados, lajes e pilares antes da instalação de sistemas de energia solar. O objetivo é garantir que, se necessário, possam ser feitos reforços nas estruturas para evitar desabamentos relacionados ao peso adicional dos equipamentos.

 

A empresa responsável pela instalação das placas no Santuário, a SunBrasil Energia Solar, afirmou que possuía um laudo estrutural autorizativo para o serviço. Segundo a empresa, o teto desabou devido à força excessiva dos ventos, e não ao peso das placas.

 

O projeto de lei deve ser publicado no Diário Oficial do Estado nesta quarta-feira (4), marcando um passo importante para a regulamentação e segurança das instalações de energia solar em Pernambuco.



FONTE: CBN RECIFE.




 

    


Os comentários abaixo não representam a opinião do Portal Nova Mais. A responsabilidade é do autor da mensagem.
TODOS OS COMENTÁRIOS (0)



Login pelo facebook
Postar
 
Curiosidades
Policia
Pernambuco
Fofoca
Política
Esportes
Brasil e Mundo
Tecnologia
 
Nova + © 2024
Desenvolvido por RODRIGOTI