Publicada em 05/09/2024 às 09h29.
Ministro das Comunicações reforça necessidade de cumprimento de ordem judicial por parte do "X"
Juscelino Filho defendeu decisões do STF sobre suspensão da plataforma

Ministro das Comunicações, Juscelino Filho / Foto: Divulgação. 


 Nesta quarta-feira (4), no programa "Bom Dia, Ministro" do Canal Gov, o ministro das Comunicações, Juscelino Filho, reiterou que o governo federal continuará exigindo o cumprimento da ordem judicial que determina o bloqueio da rede social X no Brasil, imposto pelo Supremo Tribunal Federal (STF). 


Juscelino Filho destacou que "no Brasil, ordem judicial se cumpre" e criticou a postura da Starlink, que, segundo ele, não só descumpriu a decisão judicial, como também provocou e afrontou as autoridades brasileiras. "Quando uma empresa desrespeita uma decisão judicial e ainda provoca, ela merece a repulsa da população brasileira e do governo", afirmou o ministro.


A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) havia notificado todas as operadoras de internet do país na sexta-feira (30) para garantir o cumprimento da ordem do ministro Alexandre de Moraes, que foi confirmada pela 1ª Turma do STF. O ministro Juscelino Filho afirmou que o governo não tolerará afrontas e alertou que o descumprimento poderá resultar não apenas em multas, mas também na abertura de um processo para a cassação da concessão de serviço da Starlink no Brasil. "Se a ordem não for cumprida, Anatel e o Ministério das Comunicações iniciarão um processo de cassação", ressaltou.


Além da questão da Starlink, o ministro destacou a prioridade do governo em expandir o acesso à internet de qualidade nas escolas públicas. A meta é conectar até 20 mil escolas com internet banda larga e wi-fi até 2026, com um investimento previsto de até R$ 1,2 bilhão. O programa, denominado Estratégia Nacional das Escolas Conectadas (ENEC), será financiado através de um edital de renúncia fiscal do Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (Fust), em parceria com o Ministério da Educação (MEC).


Juscelino Filho enfatizou a importância do programa para a inclusão digital e a melhoria da educação nas escolas públicas. "A Estratégia Nacional das Escolas Conectadas é a prioridade número um da nossa gestão, pois acreditamos que ela pode transformar o futuro das gerações que estudam em escolas públicas, proporcionando conectividade, conteúdo pedagógico e inclusão digital", concluiu o ministro.



FONTE: AGÊNCIA BRASIL.

Os comentários abaixo não representam a opinião do Portal Nova Mais. A responsabilidade é do autor da mensagem.
TODOS OS COMENTÁRIOS (0)



Login pelo facebook
Postar
 
Curiosidades
Policia
Pernambuco
Fofoca
Política
Esportes
Brasil e Mundo
Tecnologia
 
Nova + © 2024
Desenvolvido por RODRIGOTI