Operação Mãos Fechadas no Sertão de Pernambuco / Foto: Folha PE.
Nesta terça-feira (10), a Polícia Federal, com apoio da Controladoria-Geral da União (CGU), deflagrou a Operação Mãos Fechadas, voltada para investigar crimes contra a administração pública e lavagem de dinheiro no Sertão de Pernambuco. A ação visa apurar fraudes envolvendo agentes públicos, servidores, empresários e particulares.
A operação está cumprindo 12 mandados de busca e apreensão nos municípios pernambucanos de Ipubi e Bodocó. Além disso, foram adotadas medidas como a quebra de sigilos bancário e fiscal, o afastamento parcial de funções públicas e a proibição de novas contratações com a prefeitura investigada.
Cinquenta policiais federais e três auditores da CGU estão envolvidos na operação, que teve início em 2021, após denúncias sobre favorecimento de empresas ligadas a agentes públicos locais. Essas empresas teriam sido contratadas de forma irregular para fornecer alimentos, materiais de limpeza e escritório à Prefeitura, totalizando cerca de R$ 12 milhões entre 2017 e 2023.
Os crimes investigados incluem fraude em licitações e lavagem de dinheiro, com penas que podem ultrapassar 42 anos de reclusão. A nomeação da operação, "Mãos Fechadas", alude à retenção e apropriação ilícita de recursos públicos, simbolizando a ideia de manter os recursos "fechados" para um grupo seleto de beneficiários.
FONTE: CBN RECIFE.