Santuário do Morro da Conceição em Recife / Foto: Divulgação.
O governo de Pernambuco recebeu, nesta quinta-feira (12), da Arquidiocese de Olinda e Recife, a área do santuário de Nossa Senhora da Conceição liberada de entulhos, duas semanas após o desabamento do teto que causou a morte de duas pessoas. Com a área limpa, equipes da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh), Secretaria de Projetos Estratégicos (Sepe), Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) e Defesa Civil começaram a elaborar o projeto para a reconstrução do telhado.
O governo estadual será responsável por financiar o projeto arquitetônico, firmando um termo de fomento com a arquidiocese, que contratará a empresa encarregada da obra. A expectativa é que a reconstrução seja concluída até o dia 8 de dezembro, a tempo da festa de Nossa Senhora da Conceição.
Nesta quinta-feira, a Defesa Civil do Estado isolou a área da nave da igreja, mas o acesso à Santa, ao velório e à capela lateral foi liberado. Os técnicos já iniciaram os cálculos para a recolocação das placas solares na estrutura do novo telhado, respeitando as especificidades de uma construção religiosa. O valor necessário para a execução da obra será definido em breve.
A Defesa Civil do Recife foi responsável pela remoção dos escombros após o acidente ocorrido no dia 30 de agosto.
FONTE: CBN RECIFE.