Urna eletrônica / Foto: Divulgação.
O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) emitiu um alerta nesta quinta-feira (17) sobre um golpe envolvendo falsos e-mails de convocação para mesários no segundo turno das eleições municipais. As mensagens, que se passam por comunicações oficiais da Justiça Eleitoral, têm o objetivo de roubar dados pessoais das vítimas.
Os e-mails fraudulentos apresentam informações alarmantes, incluindo uma falsa multa de R$1.770,10 para quem não atender à convocação. A mensagem também afirma que a multa seria cobrada junto ao IPTU ou contas de serviços essenciais, o que não é verdadeiro. A legislação eleitoral estabelece uma multa muito menor, de R$17,56, para quem faltar ao serviço eleitoral sem justificativa.
O TRE-SP orienta os eleitores a ignorarem essas mensagens e a não clicarem em nenhum dos links. Informações oficiais sobre convocação de mesários podem ser obtidas diretamente no site do tribunal ou pelos canais de atendimento, como os cartórios eleitorais e a Central de Atendimento ao Eleitor.
A convocação oficial para mesários no 2º turno das eleições de 2024 já foi encerrada, e no próximo domingo (27), mais de 200 mil mesários atuarão em todo o estado de São Paulo.
FONTE: AGÊNCIA BRASIL.