Foto: Divulgação.
Um estudo da FecomercioSP revela que o número de empregos em profissões ligadas à tecnologia cresceu 95% entre 2012 e 2022. Entre as 30 ocupações analisadas, a de engenheiro de sistemas operacionais em computação registrou a maior expansão, com um aumento de 741,2% no período.
Dados da Relação Anual de Informações Sociais (Rais), do Ministério do Trabalho, mostram que o total de postos de trabalho no setor saltou de 445 mil para 868,1 mil em uma década. Destaque também para funções como tecnólogo em gestão de TI (450,7%) e pesquisador em ciências da computação (579,3%), que tiveram crescimento expressivo.
Em números absolutos, as posições de analista de desenvolvimento de sistemas e programador de sistemas de informação lideraram o aumento no volume de contratações, com 117.046 e 72.332 novos vínculos, respectivamente.
De acordo com Jaime Vasconcellos, da FecomercioSP, o futuro do setor dependerá de fatores como a digitalização do mercado consumidor e empresarial, além de um ambiente regulatório favorável à inovação. O levantamento reforça o impacto crescente da tecnologia no mercado de trabalho brasileiro e a necessidade de adaptação às demandas desse cenário em evolução.
FONTE: AGÊNCIA BRASIL.