Em jogo truncado, de muita marcação, um golaço definiu a partida. Com um míssil de fora da área, aos 39 minutos do segundo tempo, Israel garantiu a vitória do Santa Cruz por 1 a 0 sobre o Retrô, no Arruda, nesta terça-feira (28), pela 5ª rodada do Campeonato Pernambucano.
O Santa Cruz assumiu a liderança do Estadual, com 10 pontos, um a mais do que o Maguary, que joga na quinta (30) contra o Náutico, nos Aflitos. Já a Fênix segue com uma campanha decepcionante, com apenas cinco pontos e na sexta colocação. A Cobra Coral volta a campo no sábado (1º/2), contra o Sport, também no Arruda. O Retrô recebe o Náutico na Arena de Pernambuco no domingo (2/2).
Personagem importante do jogo, uma vez que conduziu o Retrô ao acesso para a Série C do Campeonato Brasileiro no ano passado, o técnico Itamar Schülle voltou a mexer no quarteto ofensivo do Santa Cruz. Só que em vez de Israel, acionado no Clássico das Emoções contra o Náutico no último sábado, o treinador escalou Douglas Skilo ao lado de Matheus Melo, João Pedro e Thiaguinho.
No Retrô, o técnico Evaristo Piza (que também passou pelo Santa), armou um forte esquema de marcação, com Gledson e Jonas na cabeça de área, além de Radsley se revezando na criação com Fernandinho.
E foi a marcação que deu o tom no primeiro tempo. As duas equipes criaram pouco, ou melhor, quase nada. O primeiro chute só veio aos 20 minutos, com Radsley de fora da área, obrigando Rocknedy a fazer boa defesa. Pelo lado da Cobra Coral, João Pedro e Matheus Melo não conseguiram brilhar como em outras partidas. Amarrado, o jogo teve faltas ríspidas e até um princípio de tumulto aos 40, após falta dura de Rodrigues em Jonas.
Os dois técnicos não mexeram nas equipes para o segundo tempo. Porém, o tricolor voltou mais aceso e com mais mobilidade no ataque. Foi o suficiente para a torcida se agitar nas arquibancadas. E o Santa assustou aos nove, em cabeçada de Douglas Skilo para fora.
Com os corais ganhando cada vez mais terreno, Evaristo Piza fez logo duas mudanças. Deixaram o time Mascote e Diego Guerra e entraram Fabinho e Felipe Augusto. Itamar Schülle respondeu com Israel e Gilvan nas vagas de Lucas Siqueira e Douglas Skilo.
O jogo seguiu muito truncado, mas pegou fogo na reta final. Aos 39, após contra-ataque, Israel dominou e acertou um chutaço de fora da área. Golaço! Santa Cruz 1 a 0. O mais incrível é que o Retrô teve tudo para empatar logo no recomeço do jogo. Rokenedy fez duas defesas sensacionais. E o jogo acabou mesmo com vitória tricolor no Arruda.