As Polícias Civis e Militares , a Promotoria de Justiça de São José da Coroa Grande e o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco/MPPE) deflagraram, nesta quarta-feira (5) , a Operação Lupa Capitolina , que investiga fraudes em licitações e desvio de recursos públicos no município.
Foram cumpridos oito mandatos de busca e apreensão nas cidades de São José da Coroa Grande e Barreiros . Durante as diligências, foram apreendidos dispositivos eletrônicos, documentos e outros itens considerados relevantes para as investigações.
De acordo com o Ministério Público, as investigações apontam para um esquema de fraude que envolve empresas controladas por um grupo econômico , com o objetivo de roubar processos licitatórios e desviar dinheiro público . Os crimes ocorreram entre os anos de 2018 e 2022 , gerando um prejuízo estimado em R$ 2.451.464,35 .
O Promotor de Justiça Roberto Brayner , coordenador do Gaeco/MPPE , detalhou que o esquema incluía empresas de fachadas, laranjas e possivelmente servidores públicos .
“As empresas investigadas foram beneficiadas em diversos contratos com o município, principalmente na área de serviços de manutenção e de iluminação pública”, afirmou o promotor.