Foto: Divulgação.
Diversos prefeitos pernambucanos estão em Brasília para participar do Encontro Nacional de Novos Prefeitos e Prefeitas, iniciativa do Governo Federal que começa nesta terça-feira (11), e vai até a quinta-feira (13). O evento almeja aproximar Palácio do Planalto e municípios, em especial os que passam por transição de poder, e os gestores vão dispostos a captar recursos para financiar políticas públicas.
Buscando estreitar relações com as prefeituras do “centrão” e da direita, grandes vencedores das eleições de 2024, o Governo Lula vai apresentar todos os programas federais à disposição dos prefeitos eleitos. Serão mais de 170 atividades sobre recursos; enfrentamento de questões climáticas; direitos humanos; segurança pública; transição energética; entre outros.
A Secretaria de Relações Institucionais do Governo Federal espera mais de 20 mil pessoas no evento, entre prefeitos, secretários e outros participantes.
O presidente Lula (PT) deve anunciar diversos benefícios às prefeituras em seu discurso de abertura, incluindo uma nova seleção do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) – que financia obras públicas municipais – e novidades da iniciativa habitacional Minha Casa, Minha Vida. Os valores, no entanto, ainda estão sendo acertados.
Além disso, segundo o Estadão, o BNDES vai anunciar um programa para financiar ações das prefeituras, e a Caixa Econômica Federal pode apresentar medidas relacionadas à expansão de microcrédito e a financiamentos de obras de infraestrutura e saneamento.
Os gestores das cinco cidades mais populosas do Estado têm presença confirmada no evento. Conseguir recursos para saúde, educação, infraestrutura e segurança pública são demandas em comum dos municípios.
FONTE: CBN RECIFE.