A Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) realiza, nesta quarta-feira (19), a posse festiva da nova diretoria executiva e conselhos fiscal e deliberativo para o biênio 2025/2027. O ex-prefeito de Paudalho, Marcelo Gouveia (Podemos), será reconduzido à presidência, enquanto que o prefeito de Aliança, Pedro Freitas (PP), assume a vice-presidência.
Na eleição, no último dia 27 de fevereiro, a chapa foi eleita por aclamação. Antes em chapas opostas, a aliança entre Marcelo Gouveia (Podemos) e Pedro Freitas foi costurada com o auxílio da governadora Raquel Lyra (PSD). Os líderes vão realizar uma gestão compartilhada. Marcelo fica à frente da Amupe até o fim deste ano. Em 2026, Pedro assume o mandato para que Marcelo Gouveia possa se candidatar a deputado federal.
Quanto à estrutura da nova diretoria-executiva, além do presidente e vice-presidente, são eleitos 1º e 2º secretários, 1º e 2º tesoureiros, secretária da Mulher e suplente. O Conselho Fiscal conta com seis nomes, e o Conselho Deliberativo tem 24 prefeitos e prefeitas, sendo dividido pelas Regiões de Desenvolvimento do Estado de Pernambuco (RD), com um cargo de titular e o outro suplente.
Segundo a Amupe, o momento reafirma a unidade política que marca a história da associação nos últimos 12 anos, refletindo tanto as conquistas alcançadas quanto os desafios que se apresentam para o futuro.