A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) divulgou, nesta quarta-feira (02), o primeiro registro de um óbito por dengue, em 2025. A vítima era um homem de 27 anos, residente do Agreste de Pernambuco. O caso foi registrado por meio do Boletim Epidemiológico de Arboviroses Nº 13, que traz dados referentes às semanas epidemiológicas de 29 dezembro de 2024 ao último sábado (29).
O levantamento aponta ainda 7.696 casos notificados de dengue, representando uma diminuição de 74,2% em comparação ao mesmo período do ano anterior no estado. Até o momento, foram confirmados 1.312 casos de dengue em Pernambuco, incluindo 16 casos graves. Há 11 óbitos em investigação por arboviroses.
O boletim desta semana também revela que 131 municípios pernambucanos têm baixa incidência de casos de dengue, 17 localidades apresentam incidência média e sete apresentam alta incidência.
A investigação dos óbitos é conduzida inicialmente pela equipe de Vigilância Epidemiológica do município de residência do óbito e, posteriormente, é encaminhada para um comitê técnico, composto por diversos profissionais, que avaliam a causa da morte. Os casos prováveis continuam sendo apresentados no boletim para consulta, de acordo com a SES-PE.
Chikungunya foram notificados 1.239 casos com 177 confirmados
Zika foram notificados 178 casos, mas nenhuma confirmação