Foto: Divulgação.
A Justiça de Pernambuco absolveu o ex-secretário estadual de Justiça e Direitos Humanos, Pedro Eurico, das acusações de estupro contra sua ex-esposa, Maria Eduarda Carvalho. A decisão foi tomada pela 2ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), nesta terça-feira (8). Por unanimidade, os três desembargadores que absolveram Pedro Eurico das acusações entenderam que não havia provas, e concordaram com a sentença dada anteriormente pela juíza Ana Veras, da Vara de Violência Contra a Mulher do Recife.
O ex-secretário conviveu com sua ex-esposa, Maria Eduarda Carvalho, por 25 anos. Em dezembro de 2012, a economista alegou que sofria agressões físicas e psicológicas durante o relacionamento, inclusive, com ameaças de morte. Dez boletins de ocorrência foram registrados desde o ano 2000, quando um exame de corpo de delito apontou para uma lesão provocada por instrumento contundente.
A decisão que absolve Pedro Eurico das acusações de estupro foi dada pelos desembargadores Isaías Andrade Lins Neto, Mauro Alencar e Daisy Andrade Costa Pereira. No entanto, o entendimento dos desembargadores não se refere ao processo em que o ex-secretário foi condenado por perseguição, violência psicológica e por descumprir medida protetiva contra a economista Maria Eduarda Carvalho. Por esse julgamento, Pedro Eurico foi condenado a mais de um ano de prisão.
Além de secretário de Justiça e Direitos Humanos do governo Paulo Câmara, Pedro Eurico de Barros e Silva foi vereador do Recife em 1984 e deputado estadual. No Executivo, ele desempenhou os cargos de secretário de Habitação no segundo governo Miguel Arraes e presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), entre 1995 e 1996. Pedro Eurico também foi secretário da Criança e da Juventude do governo de Eduardo Campos.
FONTE: AGÊNCIA BRASIL.