A Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) emitiu um aviso meteorológico, com validade até às 23h desta sexta-feira (16), que indica continuidade das chuvas na Região Metropolitana do Recife (RMR) e na Zona da Mata Norte e Sul. As pancadas de chuva, com intensidade de moderada a forte, deixam as cidades dessas regiões em estado de observação.
Nas últimas 24h, Paulista (77,57mm), Olinda (62,88mm) e Recife (44,44mm) foram as cidades onde mais choveu em Pernambuco. Para o fim de semana, o tempo deve permanecer nublado com pancadas de chuva espaçãdas ao longo do dia na RMR e na Zona da Mata, também com intensidade moderada.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) também atualizou o aviso de chuvas para o estado de Pernambuco, elevando o nível de atenção, de amarelo para laranja, indicando a previsão de chuvas mais intensas em toda a faixa litorânea do estado. Com grau de severidade classificado como “perigo”, o aviso segue válido até às 23h59 da sexta-feira (16).
Além de Pernambuco, as regiões litorâneas da Paraíba e do Rio Grande do Norte também estão sob a mesma previsão de tempo instável e chuvas volumosas. Conforme o Inmet, pode chover até 100 milímetros ao longo do dia, com riscos associados, como alagamentos, deslizamentos de barreiras e transbordamento de rios.
Apenas no Recife, desde a quarta-feira (14), foi registrado um acumulado de 167 milímetros de chuva, o equivalente a 58% da média histórica do mês, que é de 286 mm.