A Região Metropolitana do Recife, a Zona da Mata e o Agreste de Pernambuco estão em estado de atenção para fortes chuvas nesta quarta-feira (21). De acordo com a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), nas últimas 12h, choveu 155mm no Cabo de Santo Agostinho, no Grande Recife. Na Mata Sul, as cidades de Barreiros e Escada também ultrapassaram os 120 mm, e no Sertão, Triunfo registrou acumulado de chuva acima dos 110mm.
Ainda segundo a Apac, o Rio Ipojuca, no Grande Recife, e o Rio Capibaribe Mirim, na cidade de Itambé, na Mata Norte, transboradaram. A cidade do Recife entrou em estágio de atenção às 5h20 devido à continuidade de chuvas, mas também considerando o acumulado dos últimos dias e o nível da maré, que terá seu pico por volta das 10h35. Os serviços não essenciais do município estão suspensos, assim como as atividades administrativas nas escolas.
Suspensão de aulas
Com a previsão de continuidade das chuvas, as universidades e instituições estão suspendendo as atividades na capital pernambucana. Já emitiram aviso de suspensão a Universidade de Pernambuco (UPE), a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).
Quanto às redes municipais de ensino, as cidades de Jaboatão, Paulista, Olinda e Cabo de Santo Agostinho também suspenderam as aulas para o horário da manhã.