Foto: Divulgação.
Após um quadro de labirintite, na última segunda-feira, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) desembarca em Pernambuco hoje. O gestor confirmou sua participação em cerimônia de assinatura da ordem de serviço para a duplicação da estação de bombeamento EBI-3, no Ramal do Salgado.
A solenidade será às 11h, no município de Salgueiro, em Pernambuco. Antes do evento, o presidente fará uma visita à estação EBI-3. A governadora Raquel Lyra (PSD) e o prefeito do Recife, João Campos (PSB), acompanham os atos.
Com a intervenção, a capacidade de bombeamento da estação passará de 24,75 m³/s para 49 m³/s, beneficiando 237 municípios e cerca de 8,1 milhões de pessoas. A agenda faz parte do Caminho das Águas, iniciativa do Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional (MIDR) que, desde o dia 25, percorre a trilha da Transposição do Rio São Francisco pelo sertão nordestino, passando pelos estados de Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará.
A confirmação da viagem foi feita pela Secretaria de Comunicação da Presidência (Secom). Lula cancelou reuniões na tarde da última segunda após sentir vertigem, recebeu atendimento médico e trabalhou ontem da residência oficial do Palácio da Alvorada.
Segundo a Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, o presidente está bem e segue medicado para controlar a vertigem – os sintomas podem levar de 24 a 48 horas para cessar. A avaliação médica de ontem foi feita pela médica Ana Helena Germoglio, uma das profissionais que acompanham o presidente desde janeiro de 2023.
Após a agenda em Salgueiro, durante a tarde, o presidente segue para Cachoeira dos Índios, na Paraíba. No local, Lula fará a inauguração de um trecho do Ramal do Apodi, no canteiro de obras da Barragem do Redondo.
FONTE: FOLHA PE.