Publicada em 14/11/2025 às 11h20.
MPPE obtém liminar contra Compesa e determina restabelecimento do abastecimento em Pedra
Compesa terá 15 dias para normalizar abastecimento de água e fornecer carros-pipa em áreas afetadas

Foto: Divulgação.     


 O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) obteve uma decisão liminar que obriga a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) a restabelecer o abastecimento regular de água em Pedra. A determinação, emitida pela Justiça no dia 13 de outubro, concedeu à empresa o prazo de 15 dias para corrigir falhas na distribuição que têm afetado diversas localidades do município.


De acordo com a decisão, enquanto a situação não for totalmente regularizada, a Compesa deve garantir o fornecimento por meio de carros-pipa. Além de suspender a cobrança da tarifa mínima nos períodos em que o fornecimento permanecer interrompido sem justificativa adequada aos consumidores.


Outro ponto importante definido pela liminar é a obrigação de informar de forma transparente à população as causas da falta d’água. Bem como o cronograma de normalização e demais informações relevantes. A Companhia também terá que implantar um sistema de protocolos mais eficiente. Desse modo, que impeça o encerramento automático de chamados sem a confirmação do real restabelecimento do serviço.


A Ação Civil Pública foi movida pelo promotor de Justiça Filipe Coutinho Lima, sob o número 0000717-05.2025.8.17.3100. E surgiu diante do agravamento da crise hídrica no município e das constantes reclamações da população sobre a falta de abastecimento.


Entretanto, mesmo após a decisão judicial, moradores afirmam que a realidade continua difícil. O Portal Panorama recebeu relatos de que, em várias casas, não há água disponível nem para as necessidades básicas.


Uma moradora desabafou:


“Mesmo depois que a Justiça determinou que fosse liberada a água, as nossas torneiras continuam secas. Muita gente tem comprado água devido à demora e ao tanto de tempo sem água. Aqui em casa só tem água de beber, que a gente comprou pra se virar. Me parece que a multa não surtiu nenhum efeito. ”

 

A falta d’água tem causado transtornos diários. Assim como, gerado despesas extras e elevado o clima de insatisfação na população de Pedra.


Até o momento, não houve atualização oficial da Companhia quanto ao cumprimento do prazo imposto pela Justiça. A expectativa é que novos desdobramentos ocorram nos próximos dias, enquanto o MPPE segue acompanhando rigorosamente o caso.



FONTE: LEIA JÁ.




       

Os comentários abaixo não representam a opinião do Portal Nova Mais. A responsabilidade é do autor da mensagem.
TODOS OS COMENTÁRIOS (0)



Login pelo facebook
Postar
 
Curiosidades
Policia
Pernambuco
Fofoca
Política
Esportes
Brasil e Mundo
Tecnologia
 
Nova + © 2026
Desenvolvido por RODRIGOTI