Publicada em 03/12/2015 às 10h47.
Reforço policial para festividades de fim de ano no Litoral Sul
Operações Verão, Papai Noel e Ostensividade colocarão mais 310 politicais trabalhando nas ruas até o fim do mês

Promessa de mais segurança nos meses de dezembro e janeiro. As Operações Verão, Papai Noel e Ostensividade – anunciadas nesta quarta-feira (2) pela Secretaria de Defesa Social (SDS), em Santo Amaro, área central do Recife – devem garantir mais policiamento durante os festejos de fim de ano e o período de férias escolares.


Serão mais 310 policiais trabalhando em locais de comércio intenso, como o Centro do Recife e as imediações dos shopping centers. Eles integram a Operação Papai Noel, programada para estender-se até o fim do mês.


O efetivo também será ampliado nas áreas litorâneas. Um total de 152 policiais militares, 13 policiais civis e 16 integrantes do Corpo de Bombeiros serão designados para reforçar a segurança nas três áreas de praias mais procuradas: Recife, Porto de Galinhas e Tamandaré, as duas últimas no Litoral Sul do Estado.


 

INFOGRÁFICO

Reforço na segurança policial

 

Também nos meses de dezembro e janeiro será realizada a Operação Ostensividade, com reforço de policiais nas ruas do Recife e de Olinda. Na capital, serão 40 PMs em dezembro e 220 em janeiro. “O número é menor em dezembro, pois já teremos um reforço na cidade com a Operação Papai Noel”, explica o secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho.


Em Olinda, a operação visa reforçar o policiamento aos sábados, domingos e feriados, quando já acontecem prévias carnavalescas na Cidade Alta. O acréscimo será de 50 policiais aos sábados, e 90 aos domingos e feriados.


PACTO


Nesta quarta-feira (2), o secretário responsabilizou agentes e escrivães da Polícia Civil por parte do desempenho negativo do Pacto pela Vida (PPV) em 2015. Desde junho, a categoria realiza operação padrão, deixando mais lentos os serviços nas delegacias. “Ocorrências atendidas em duas horas chegam a durar oito horas, tirando, inclusive, carros da Polícia Militar das ruas”, disse.


De janeiro a novembro deste ano, já foram contabilizados 3.540 homicídios, número maior que o registrado durante todo o ano de 2014, quando houve 3.435 mortes violentas. Alessandro Carvalho convocou os policiais a voltarem ao ritmo normal de trabalho e citou também a crise econômica como fator de aumento da criminalidade. Em novembro foram 352 homicídios, número acima da média de 282, estipulada pela secretaria, e 10% maior que o do mesmo período do ano passado.


A assessoria de imprensa do Sindicato dos Policiais Civis de Pernambuco (Sinpol) afirmou que a Operação Polícia Cidadã, deflagrada desde junho pela entidade, tem o objetivo de conscientizar os policiais para que façam todos os procedimentos dentro da lei. “Não é possível que uma corporação que tem um déficit de 50% de efetivo seja responsável pelos números ruins do Pacto pela Vida”

 

JC

Os comentários abaixo não representam a opinião do Portal Nova Mais. A responsabilidade é do autor da mensagem.
TODOS OS COMENTÁRIOS (0)



Login pelo facebook
Postar
 
Curiosidades
Policia
Pernambuco
Fofoca
Política
Esportes
Brasil e Mundo
Tecnologia
 
Nova + © 2024
Desenvolvido por RODRIGOTI