Publicada em 28/01/2026 às 11h18.
Operação da PF mira quadrilha envolvida com comércio ilegal de armas e munições em Pernambuco
Organização criminosa foi alvo de mandados também nos estados da Bahia, Sergipe e Alagoas.

Foto: Divulgação.   


 Uma organização suspeita de envolvimento na comercialização ilegal de armas e munições foi alvo de nove mandados de busca e apreensão, além do bloqueio de até R$ 10 milhões, durante a Operação Fogo Amigo II, executada pela Polícia Federal (PF). A ofensiva aconteceu de forma simultânea nos estados da Bahia, Pernambuco, Sergipe e Alagoas.


Segundo a PF, além do cumprimento das determinações judiciais, a Justiça ordenou a suspensão das atividades econômicas de duas lojas que atuavam irregularmente na venda de armamentos, bem como o afastamento preventivo de servidores públicos e a adoção de outras medidas cautelares alternativas à prisão. Aproximadamente 80 policiais federais participaram da ação.


Os suspeitos podem responder por crimes como organização criminosa, comércio ilegal de armas e munições, lavagem de dinheiro e falsidade ideológica.


De acordo com a Polícia Federal, somadas, as penas podem chegar a até 35 anos de prisão. A primeira fase da Operação Fogo Amigo foi realizada em 2024 e teve como alvo um grupo criminoso composto por policiais militares de Pernambuco e da Bahia, além de CACs (colecionadores, atiradores desportivos e caçadores) e empresários do ramo armamentista.


Na etapa inicial, foram expedidos 20 mandados de prisão preventiva e 33 mandados de busca e apreensão nos estados da Bahia, Pernambuco e Alagoas.


As investigações indicam que o grupo fornecia armas e munições a facções criminosas, utilizando material obtido ou desviado de maneira ilegal. A operação contou com a atuação integrada da Polícia Federal, do Exército Brasileiro, das Polícias Civis e Militares, dos Ministérios Públicos e das corregedorias policiais dos dois estados, mobilizando mais de 325 agentes.


Também foi determinada a apreensão de bens e o bloqueio de valores de até R$ 10 milhões, além da interrupção das atividades de três estabelecimentos suspeitos de participação no esquema. Durante a operação, o Exército Brasileiro realizou fiscalizações em lojas localizadas nos municípios de Juazeiro, na Bahia, e Petrolina, em Pernambuco.


Durante o cumprimento dos mandados em Salvador (BA), um homem foi atingido por disparos em uma ação das forças de segurança. As circunstâncias do ocorrido não foram detalhadas pelas autoridades.



FONTE: CBN RECIFE.




 

 

 

         

Os comentários abaixo não representam a opinião do Portal Nova Mais. A responsabilidade é do autor da mensagem.
TODOS OS COMENTÁRIOS (0)



Login pelo facebook
Postar
 
Curiosidades
Policia
Pernambuco
Fofoca
Política
Esportes
Brasil e Mundo
Tecnologia
 
Nova + © 2026
Desenvolvido por RODRIGOTI