Publicada em 27/06/2016 às 09h46.
PGR investiga pagamento de propina à "pessoal do PMDB"
O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), o senador Jader Barbalho (PMDB-PA) e o deputado Aníbal Gomes (PMDB-CE) estariam envolvidos no caso.

Um inquérito sigiloso da Procuradoria-Geral da República ivestiga um possível repasse de propina envolvendo o lobista Jorge Luz e o presidente do Senado, Renan Calheiros. De acordo com matéria da Folha de S. Paulo, o senador Jader Barbalho (PMDB-PA) e o deputado Aníbal Gomes (PMDB-CE) estariam envolvidos no mesmo caso, referente a um negócio da Petrobras na Argentina.


O texto do inquérito diz que "o repasse de vantagem pecuniária indevida a Renan Calheiros, Jader Barbalho e Aníbal Gomes, por meio de valores em espécie no Brasil ou transferências para contas bancárias no exterior, pode configurar os crimes de corrupção passiva qualificado e de lavagem" e é de responsabilidade da vice-procuradora-geral da República, Ela Wiecko, que iniciou a investigação no fim do ano passado, baseada na delação premiada do também lobista Fernando Soares, conhecido como Fernando Baiano, onde indica repasses ao "pessoal do PMDB", como informa a Folha. Segundo ele, o ministro argentino Julio de Vido e o ex-ministro argentino Roberto Dromi também fizeram parte do esquema, embora não confirme o recebimento de propina.


A Polícia Federal já confirmou viagens de Luz à Buenos Aires em 2006. Já Nestor Cerveró, diretor da área internacional da Petrobras na época, também foi ao país vizinho quatro vezes, entre 2006 e 2007, quando foi concretizado um negócio envolvendo a Petrobras e a Electroingenería, por US$ 54 milhões.


Notícia ao Minuto

Os comentários abaixo não representam a opinião do Portal Nova Mais. A responsabilidade é do autor da mensagem.
TODOS OS COMENTÁRIOS (0)



Login pelo facebook
Postar
 
Curiosidades
Policia
Pernambuco
Fofoca
Política
Esportes
Brasil e Mundo
Tecnologia
 
Nova + © 2025
Desenvolvido por RODRIGOTI