
Foto: Divulgação.
O Ministério da Saúde inaugura nesta quinta-feira (25), às 11h, a nova estrutura do Centro de Cirurgia Geral do Hospital Mestre Vitalino, em Caruaru, no Agreste de Pernambuco.
A unidade passa a contar com equipamentos modernos adquiridos pelo Governo Federal por meio do Novo PAC Saúde, o que deve acelerar procedimentos, reduzir o impacto no pós-operatório e aumentar a segurança dos pacientes. A entrega será acompanhada pelo diretor do Departamento de Atenção Hospitalar, Domiciliar e de Urgência, Fernando Figueira, e pelo superintendente do Ministério da Saúde em Pernambuco, Rosano Freire Carvalho.
Com a modernização, o hospital amplia sua capacidade de atendimento e diminui a necessidade de deslocamento de pacientes para outras cidades. Pernambuco está recebendo 16 combos cirúrgicos — 12 destinados à cirurgia geral e quatro à oftalmologia — distribuídos entre 10 municípios. O investimento total chega a R$ 24,3 milhões.
Ainda na quinta-feira, às 15h, em Timbaúba, o Ministério da Saúde anuncia o início do funcionamento da carreta de exames de imagem do programa Agora Tem Especialistas. A unidade móvel, instalada na Rua Maciel Pinheiro, no bairro Mocosinho, oferecerá tomografias para pacientes do SUS encaminhados pela secretaria municipal de saúde, contribuindo para diagnósticos mais rápidos e definição de tratamentos.
As carretas de saúde têm percorrido o país para atender regiões de difícil acesso e municípios com carência de serviços especializados. Desde o início da iniciativa, unidades voltadas à saúde da mulher, oftalmologia e exames de imagem já passaram por mais de 3 mil cidades, reduzindo filas e ampliando o acesso a consultas, exames e cirurgias em todos os estados e no Distrito Federal.
FONTE: DIÁRIO DE PERNAMBUCO.