Publicada em 28/06/2016 às 15h53.
Grupo hasteia bandeiras no Recife para lembrar Dia do Orgulho LGBTT
Bandeiras foram hasteadas no Cais José Estelita, no bairro do Cabanga. Grupos também fazem vigília em memória das vítimas de ataque nos EUA.

Uma cidade livre de preconceitos, com liberdade para se amar a quem quiser. Esse foi o pedido do movimento Recife Livre e de outras entidades, que espalharam bandeiras com as cores do arco-íris pela capital pernambucana nesta terça-feira (28), Dia Internacional do Orgulho LGBTT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transexuais e Travestis).


Uma das idealizadoras do projeto é Débora Fontes, integrante do Recife Livre , que explica ser a ação uma forma de colorir a cidade e reivindicar direitos. “O Recife Livre é uma ideia que busca uma cidade em que a gente possa ser livre para escolher quem a gente quer namorar, quem a gente quer gostar. Aproveitamos a data para colorir a cidade e nada melhor para  representar o movimento como as bandeiras do arco-íris”, explica.


Os movimento promovem também uma vigília por volta das 18h30 em frente à Boate Metrópole, no bairro da Boa Vista, em memória das vítimas do atentado à boate gay em Orlando, nos EUA, no último dia 12 de junho. No local, um atirador abriu fogo e deixou 50 mortos e outras 53 pessoas feridas.


Paralelamente ao ato, outra vigília em homenagem aos mortos no massacre dos EUA deve acontecer a partir das 14h, em frente à Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe). A partir das 16h, os integrantes da manifestação pretendem sair em caminhada pela Rua da Aurora.


Data
O Dia Internacional do Orgulho LGBTT remete à primeira Parada da Diversidade, realizada no dia 28 de junho de 1970, em Nova York, nos Estados Unidos. Na época, a homossexualidade era considerada crime pela legislação norte-americana.


Exatamente um ano antes da marcha, a polícia fez uma ação para interditar o bar Stonewall Inn, bastante frequentado por esse público. Nesse dia, houve uma forte resistência à investida, e os homossexuais denunciavam ser alvos constantes de espancamentos e extorsões por parte da polícia da época.


Praia de Boa Viagem também recebeu ato pelo Dia Internacional do Orgulho LGBTT  (Foto: Aslan Cabral/Arquivo pessoal)
Praia de Boa Viagem também recebeu ato pelo Dia Internacional do Orgulho LGBTT
(Foto: Aslan Cabral/Arquivo pessoal)
G1
Os comentários abaixo não representam a opinião do Portal Nova Mais. A responsabilidade é do autor da mensagem.
TODOS OS COMENTÁRIOS (0)



Login pelo facebook
Postar
 
Curiosidades
Policia
Pernambuco
Fofoca
Política
Esportes
Brasil e Mundo
Tecnologia
 
Nova + © 2025
Desenvolvido por RODRIGOTI