Comer tapioca é uma tradição para quem visita o Alto da Sé, em Olinda, na Região Metropolitana do Recife. Porém, na noite desta última quarta-feira, a iguaria pode ser consumida de uma maneira divertida e sem pagar nada. Uma tapioca gigante de 2 metros foi distribuída no local como parte dos festejos juninos da cidade.
“Temos essa tradição há mais de 20 anos para saudarmos São Pedro e comemorarmos o Dia das Tapioqueiras, que é em 28 de junho”, explica Severina Maria de Souza, de 59 anos. Mais conhecida como Dona Bia, ela vende tapioca em uma barraca localizada nesse ponto turístico olindense há 32 anos.
Com o sabor de coco, a tapioca levou uma hora para ser preparada e foi assada em uma chapa esquentada com carvão. Ao todo, foram utilizados 20 cocos e 20 kg de goma de tapioca. Uma vez pronta, não sobrou nada da iguaria. “Não deu para quem quis. Para comer de graça, todo mundo quer, todo mundo vem”, brinca a tapioqueira.
A festa contou ainda com a apresentação de quadrilha junina, coco de roda e recital de poesia, além da presença de bonecos gigantes. O evento é realizado pela Associação das Tapioqueiras do Alto da Sé em parceria com a Prefeitura de Olinda.
Tapioca de 2 metros levou uma hora para ficar pronta (Foto: Aldo Carneiro/Pernambuco Press)
G1