Em uma verdadeira montanha russa, o dólar comercial que começou o ano cotado a R$ 3,94 encerrou o primeiro semestre do ano cotado a R$ 3,20. Com a queda vertiginosa, os turistas que antes estavam adiando viagens para o exterior agora voltaram a reconsiderar os planos, de acordo com o site.
Agentes de viagem têm notado um aumento da procura por pacotes turísticos internacionais nos últimos dias, após um ano de baixa. A queda recente da moeda americana ajudou a impulsionar um aumento da procura, que passou o ano de 2015 em baixa.
“O que eu tenho sentido é procura muito grande por pacotes pra Orlando, para a Disney. Que é uma demanda reprimida do ano passado, já que o dólar alto deu uma inibida nessa procura. De uns 15 dias para cá, a procura aumentou muito. Por enquanto ainda não resultou em vendas, mas esse derretimento das moedas estrangeiras realmente deu uma acelerada na procura", diz o gerente do departamento de viagens a lazer da Nix Travel, Elquisson Souza.
Não é só os Estados Unidos que pode receber mais turistas brasileiros. A queda recente do Euro também impulsionou aumento da procura por pacotes turísticos para a Europa.
"Esse negócio do euro baixo está sensacional pra gente. O que nós vendemos para a Europa nas últimas duas semanas é quase o dobro do ano passado. É inegável”, afirma Aldo Leone Filho . "E tem ainda uma mudança do comportamento do consumidor. O brasileiro está voltando a buscar viagens pela cultura e para 'dar um relax', não para fazer compras."
Notícias ao Minuto