Publicada em 10/12/2015 às 10h56.
Pernambuco ocupa 11ª posição do ranking da transparência
Segundo o levantamento do órgão, o portal de transparência da gestão do governador Paulo Câmara

Na última quarta-feira, dia Internacional de Combate à Corrupção, o estado de Pernambuco foi alertado por uma pesquisa do Ministério Público Federal (MPF) a respeito da transparência dos gastos públicos. Segundo o levantamento do órgão, o portal de transparência da gestão do governador Paulo Câmara (PSB) figura na 11º colocação de um ranking nacional, com a nota de 7,5. A escala de avaliação varia de 0 a 10 pontos e envolves todos os portais dos governos estaduais do país. Nacionalmente, lideram a pesquisa os estados do Espírito Santo e de Santa Catarina, com notas de 10 e 9,8, respectivamente.



O Ministério Público Federal também apresentou, em um evento realizado na sua sede, no bairro do Espinheiro, Zona Norte do Recife, a análise de todos os portais de transparência dos municípios do estado. A prefeitura mais bem avaliada foi de São Bento do Una, com nota 9,2. Em segundo e terceiro lugares, respectivamente, estão as gestões de Lajedo, com 9, e Flores, com 8,8. A prefeitura do Recife ocupou a quarta colocação.

Recentemente, em um índice similar divulgado pelo Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE-PE), que trata da transparência na divulgação dos gatos públicos, a Prefeitura do Recife ocupou a 1º posição. Segundo o procurador do Ministério Público Federal em Pernambuco, João Paulo de Holanda Albuquerque, a diferença em relação a avaliação dos dois órgãos é apenas pontual e não conflitante, já que nos dois casos foram utilizados critérios específicos.

“Eu vi a divulgação (do TCE-PE), mas não observei as pequenas diferenças, que são comuns em algum município ou outro. Nossa avaliação foi feita entre os meses de setembro até o começo de outubro. Então, é o retrato daquele recorte. Uma avaliação feita meses antes pode ter um resultado diferente, mas isso não quer dizer que um ou outro estão errados. Obstante algumas divergências, elas (as análises) vão acabar mostrando algo similar”, explica João Paulo.

O Ministério Público Federal também fez uma avaliação geral de todos os estados a partir dos portais de transparência das prefeituras municipais. Neste caso, Pernambuco também não teve uma boa colocação, figurando na 11º posição. A média de Pernambuco foi de 3,77. Os estados com as melhores médias foram Santa Catarina, com 6,86, e Rio Grande do Sul, com 6,06. O estado da Paraíba ficou na terceira colocação geral, com 6,03.

Os comentários abaixo não representam a opinião do Portal Nova Mais. A responsabilidade é do autor da mensagem.
TODOS OS COMENTÁRIOS (0)



Login pelo facebook
Postar
 
Curiosidades
Policia
Pernambuco
Fofoca
Política
Esportes
Brasil e Mundo
Tecnologia
 
Nova + © 2024
Desenvolvido por RODRIGOTI