Publicada em 16/08/2016 às 09h30.
Presos mais dois suspeitos de participação em desvio de R$ 100 milhões de Belém de Maria
Eles estavam foragidos há oito meses, conforme a juíza Vivian Gomes.
Prefeitura de Belém de Maria (Foto: Paula Cavalcante/ G1)

Foram presos mais dois suspeitos de participar de um grupo que teria desviado R$ 100 milhões da Prefeitura de Belém de Maria, na Mata Sul de Pernambuco. De acordo com a juíza Vivian Gomes Pereira, eles - que estavam foragidos há oito meses - foram ao fórum do município nesta segunda-feira (15).

Pereira disse que foram presos a presidente das comissões de licitações de Belém de Maria e um homem que trabalhava nas finanças do município. Os dois estão na cadeia de Palmares e serão levados para o presídio na terça-feira (16). Segundo a juíza, a mulher vai para a Colônia Penal Feminina Bom Pastor, no Recife, e o homem para o Presídio Rorinildo da Rocha Leão, em Palmares.

Vereador na churrascaria


O vereador Josival Carlos dos Santos ("Val de Danda"), de Belém de Maria teve a prisão domiciliar revogada no dia dois de agosto. De acordo com a juíza Vivian Gomes Pereira, ele voltou para o presídio após perder o benefício, porque apresentou um atestado médico e "não estava no médico, mas em uma churrascaria".


A reportagem não conseguiu contato de algum advogado que represente o vereador. O parlamentar cumpria prisão domiciliar após investigação da "Operação Pulverização".

A juíza explicou que motivou a revogação da prisão domiciliar pelo fato do vereador ter apresentado um atestado médico à Secretaria Executiva de Ressocialização (Seres), quando foi a uma churrascaria na zona norte do Recife confraternizar com outro vereador afastado e o ex-tesoureiro geral da Prefeitura de Belém de Maria, no dia 27 de julho.


Prefeito foragido


A suposta associação criminosa teria criado empresas fantasmas, lavado dinheiro e fraudado licitações. O prefeito de Belém de Maria, Valdecir José da Silva (PSB), está foragido há seis meses e foi destaque no quadro "Cadê o dinheiro que tava aqui?", do Fantástico, na Rede Globo.


O ex-gestor seria líder do grupo criminoso responsável por desviar R$ 100 milhões da prefeitura. O Ministério Público estadual (MPPE) e a Polícia Civil procuram por ele desde 23 de janeiro deste ano, após a realização da "Operação Pulverização".


Após o "desaparecimento" do investigado, a vice-prefeita Maria Amalia Silva assumiu a administração do município por determinação da Justiça. Ela também é uma das investigadas na "Operação Pulverização".


Disque-Denúncia


Informações anônimas sobre a localização do prefeito de Belém de Maria podem ser repassadas pelo Disque-Denúncia, por meio do telefone (81) 3719-4545, no interior do estado, ou (81) 3421-9595, na Região Metropolitana do Recife e Zona da Mata Norte. Também é possível informar detalhes pelo site do Disque-Denúncia. O anonimato é garantido.

'Operação Pulverização'


Durante as ações, foram expedidos 13 mandados de prisão. Cinco vereadores e um funcionário da prefeitura de Belém de Maria foram presos durante a segunda fase da Operação Pulverização. Foram presos o presidente da Câmara de Vereadores, José Jairo Leonildo de Brito, e os parlamentares Jailson José da Silva, Josival Carlos dos Santos, Antônio José da Silva e Carlos José Soares - segundo a Polícia Civil informou à época.

 

G1

Os comentários abaixo não representam a opinião do Portal Nova Mais. A responsabilidade é do autor da mensagem.
TODOS OS COMENTÁRIOS (0)



Login pelo facebook
Postar
 
Curiosidades
Policia
Pernambuco
Fofoca
Política
Esportes
Brasil e Mundo
Tecnologia
 
Nova + © 2026
Desenvolvido por RODRIGOTI