Publicada em 15/12/2015 às 09h05.
Semana Nacional de Incentivo à Doação de Medula Óssea é lançada
Governador e prefeito do Recife fizeram o cadastro no Redome

Em evento realizado no Palácio do Campo das Princesas, sede do Governo de Pernambuco, teve início a campanha de mobilização para a ampliação no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome), nesta segunda-feira (14). A expectativa é que sejam realizados 500 novos cadastros durante o dia.


A ação marca o início da Semana Nacional de Incentivo à Doação de Medula Óssea, instituída pelo ex-deputado federal do Rio Grande do Sul Beto Albuquerue através da Lei Pietro, em homenagem ao filho que foi vítima de leucemia.

Além do ex-deputado, estiveram presentes o governador de Pernambuco, Paulo Câmara; o prefeito do Recife, Geraldo Julio; o secretário estadual de saúde, Iran Costa, e diversos representantes do Hemocentro de Pernambuco (Hemope).

Pernambuco figura na segunda posição no ranking de doações de medula óssea, atrás apenas de São Paulo. De 2000 a outubro de 2015, 26 pessoas foram identificadas como compatíveis e efetuaram a doação ao banco nacional. Atualmente estão cadastrados mais de 102 mil pessoas no Estado. No Brasil, existem 4 milhões.

Beto Albuquerque reforçou a importância na realização de novos cadastros no Redome para que aumentem as chances de encontrar doadores compatíveis. Atualmente, 1.288 pessoas estão na fila de espera, sendo 35 em Pernambuco. Disse, ainda, que a campanha também tinha como foco lembrar àqueles que já estão no cadastro de atualizarem seus registros, devido à dificuldade de encontrar os doadores quando descoberta a compatibilidade.

Nesta segunda-feira (14) estão sendo realizados registros para aqueles que desejam ser doadores, no Palácio do Campo das Princesas. Nos outros dias, podem ser feitas no Hemope.

O prefeito Geraldo Julio e o governador Paulo Câmara agradeceram a escolha do Estado para o primeiro evento da semana e se registraram logo em seguida.

"Temos muita coisa a fazer. Iremos colocar como meta o aumento no cadastro dos pernambucanos, para que possamos salvar cada vez mais vidas", disse o governador.

CADASTRO - Para realizar o cadastro, o doador deve ter entre 18 e 55 anos. Ele deve portar identidade e CPF, além de assistir a uma palestra e vídeos educativos. Depois disso, deve assinar um termo de consentimento em que concorda em dar continuidade ao processo e que tem a intenção de doar. Por fim, preenche um formulário e coleta uma pequena amostra de sangue. Feito isso, o doador estará cadastrado no Redome e será chamado em caso de compatibilidade com algum paciente 

PROCESSO - Caso seja identificada a compatibilidade, o doador será chamado para a realização de exames mais complexos. Depois, será recebido por uma equipe multidisciplinar para mais uma avaliação. A doação pode ser feita através de dois procedimentos: punção direta e aferése. Na primeira, o voluntário é anestesiado para seu maior conforto e as células da medula óssea são retiradas do interior dos ossos da bacia, por meio de punções com agulhas. No segundo, o doador recebe uma medicação que estimula a produção das células-tronco, fazendo com que as células da medula óssea sejam levadas para a corrente sanguínea. Essas células são retiradas pelas veias do braço do doador ou por um acesso venoso central com uso de uma máquina de aférese.

COMPATIBILIDADE - As chances de encontrar um doador compatível dentro da família é de, aproximadamente, 25% e, normalmente, vem do irmão. Para doadores não-aparentados, ou seja, que não possuem nenhum grau de parentesco, é de uma em cem mil. 

PERNAMBUCO - Beto Albuquerque falou que a escolha de Pernambuco como sede do primeiro evento da Semana Nacional de Incentivo à Doação de Medula Óssea foi devido à abertura e o apoio oferecido pelo governo e também por assumir que as regiões Nordeste e Norte precisam aumentar o número de voluntários.

"Quanto mais doadores cadastrados, mais chances de salvar vidas nós temos", disse o ex-deputado.

METAS - Além da meta de aumentar o número de cadastros no Redome por pernambucanos dita pelo governador Paulo Câmara, o secretário estadual de saúde enxerga que o número de 10 milhões de cadastros no Brasil seria o suficiente para uma mudança significativa no patamar das doações no País, ainda que reconheça que esse é um objetivo que deve ser alcançado passo a passo e a longo prazo.


FONTE: NE10
Os comentários abaixo não representam a opinião do Portal Nova Mais. A responsabilidade é do autor da mensagem.
TODOS OS COMENTÁRIOS (0)



Login pelo facebook
Postar
 
Curiosidades
Policia
Pernambuco
Fofoca
Política
Esportes
Brasil e Mundo
Tecnologia
 
Nova + © 2024
Desenvolvido por RODRIGOTI