A polícia identificou três suspeitos de participação no assalto a agência do banco Itaú na Avenida Caxangá, bairro da Madalena, no Recife, que resultou na morte do agente da equipe do Departamento de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP), o policial civil Wilson Pereira Barbosa Filho, de 29 anos. Um deles, Luciano Rodrigues de Amorim, de 31 anos, conhecido como Lu do Milhão, foi baleado pela vítima e socorrido pelos comparsas para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Nova Descoberta e depois para o Hospital Getúlio Vargas (HGV), onde foi preso.
O caso está sendo investigado pelo delegado Joaquim Braga, do DHPP. Imagens do circuito interno da agência flagraram a ação dos três assaltantes. Os nomes dos dois foragidos não serão divulgados para não atrapalhar as investigações. Esta manhã, o vigilante da agência prestou depoimento, além de policiais chamados para a ocorrência e duas companheiras do suspeito preso.
Lu do Milhão não corre risco de morte, continua internado sob custódia da polícia e será ouvido e autuado quando receber alta médica. Conhecido por suas atuações em assaltos a banco, ele foi preso em 2012 no Alto do Pascoal após ter fugido da Colônia Agrícola de Amanaci, no Ceará onde estava cumprindo quatro anos de prisão por assaltar bancos naquele estado. Depois, ele voltou a ser detido em 2013 após assaltar o HSBC da Ilha do Leite e em 2015 durante tentativa de assalto ao Banco do Brasil da Cidade Universitária. Foi apelidado após roubar cerca de um milhão de reais durante uma das investidas que realizou.
No início da manhã de hoje, o irmão do agente foi ao Institituto de Medicina Legal (IML), em Santo Amaro, aguardar a liberação do cadáver. O velório do policial começa às 11h30 de hoje na Igreja Presbiteriana da Torre e sepultamento está previsto para as 16h, desta quarta-feira, no Cemitério de Santo Amaro. Wilson Filho deixa esposa e um filho de dois anos.
A Polícia Civil divulgou uma nota sobre o caso:
A Polícia Civil expressa o seu pesar e solidariedade à família do servidor que prestou relevantes serviços para a população e a Instituição Policial. Ao mesmo tempo nos colocamos junto à família, amigos e aos colegas de profissão neste momento de dor pela morte do Agente de Polícia Civil, Wilson Pereira Barbosa Silva, de 29 anos.
O policial Wilson integrava os quadros da Polícia Civil de Pernambuco desde dezembro de 2009 e atualmente estava lotado na 4ª Delegacia de Polícia de Homicídios do DHPP.
Na tarde desta segunda-feira(19) enquanto estava na agência do Banco Itaú, da Avenida Caxangá, bandidos chegaram anunciando um assalto. O agente de polícia reagiu sendo atingido a tiros por outros marginais que estavam na retaguarda.
O velório do policial começa às 11h30, desta terça-feira(20), na Igreja Presbiteriana da Torre, que fica ao lado do CAIC da Comunidade de Santa Luzia, na Torre – na Rua Souza Bandeira, 619 – Torre, no Recife. O sepultamento do agente da Polícia Civil de Pernambuco, Wilson Pereira Barbosa da Silva, esta previsto para as 16h, desta quarta-feira(20) no Cemitério de Santo Amaro.
Contamos com a participação de todos neste ato de fé e caridade cristãs.
Crime - Wilson Pereira Barbosa Filho morreu no começo da noite de ontem ao tentar evitar um assalto à agência do banco Itaú na Avenida Caxangá, na Madalena, Região Oeste do Recife. O crime aconteceu ontem por volta das 17h50, quando o agente chegou ao local e, depois de estacionar seu carro, um Gol de placas HIM-9899, na frente do prédio vizinho, seguiu para a agência. Segundo o delegado Joaquim Braga, que investiga o caso, o policial percebeu que se tratava de uma tentativa de assalto e tentou enfrentar o assaltante que já hava entrado no banco. Em meio ao tiroteio, tentou se proteger próximo ao guarda-volumes.
O agente possivelmente chegou a alvejar o bandido, que aparece ferido nas imagens captadas pelas câmeras de segurança, mas não percebeu a aproximação de um dos outros dois assaltantes que estavam do lado de fora. Acabou atingido por cinco tiros nas costas, no rosto e no peito. O vigilante que estava na parte interna da agência, que não teve o nome informado, nada sofreu. Os três assaltantes fugiram em duas motocicletas de placas não anotadas, mas o delegado Joaquim Braga disse que eles estavam com os rostos descobertos e poderão ser identificados. “O Itaú não perdeu nada. Um policial perdeu a vida”, disse o delegado.
Moradores da área que preferiram não se identificar disseram ter ouvido muitos tiros. Como a tentativa de assalto ocorreu quase duas horas após o encerramento do expediente, a agência estava praticamente vazia. A mesma agência sofreu um assalto no começo do ano, no dia 2 de março, quando cinco homens participaram da ação. Quatro deles entraram na agência e renderam os vigilantes, agrediram um funcionário e levaram celulares e pertences dos trabalhadores, além de duas armas dos vigilantes e o dinheiro da bateria dos caixas.
O diretor do Sindicato dos Bancários, João Rufino, cobrou o cumprimento da Lei Municipal do Recife 16.684/2010, que impõe medidas de segurança para funcionamento das agências. “Se o vidro da agência fosse blindado, nada disso teria acontecido”, disse, destacando que 261 ações violentas, como arrombamento e explosão de caixas eletrônicos contra agências bancárias registradas neste ano, quase uma por dia, incluindo 15 assaltos, alguns casos foram marcados pelo uso de marretas para quebrar os vidros.
“Nesse caso de hoje (ontem), eles quebraram o vidro a tiros”, contou. Diretor jurídico do Sindicato dos Vigilantes, Alexsandro Vieira, destacou que tramita no Congresso o Projeto de Lei 4.238, prevendo não apenas a blindagem, mas a autorização para que os vigilantes utilizem armamento mais potente. O armamento que os vigilantes reivindicam é semelhante que o agente Wilson Pereira deixou cair ao seu lado após ser ferido mortalmente, uma pistola calibre .40. ( Com informaçoes do Diario de PE)