
(Foto: Severino Carvalho)
O prefeito de Maragogi, Fernando Sérgio Lira (PP), reafirmou, nesta terça-feira (14), que o município fará um carnaval modesto, sem a estrutura milionária de anos anteriores, que disponibilizava palco, camarotes e bandas de axé. De acordo com ele, a despesa da prefeitura com o carnaval deste ano será unicamente com o trio elétrico que puxará os blocos pela orla marítima durante o dia.
O gestor explicou que o cachê das bandas que, eventualmente, se apresentarem no trio ficará sob a responsabilidade dos donos dos blocos. A realização dos shows, à noite, na Praça João e Nanu, orla marítima, será um evento privado, promovido por uma empresa.
Lira argumentou que a decisão em não patrocinar a megaestrutura instalada em carnavais passados foi para garantir o pagamento da folha salarial dos servidores municipais. O prefeito disse que teve que optar entre bancar a megaestrutura ou quitar os salários.
“Damos prioridade ao pagamento do funcionalismo, pois queremos recuperar sua autoestima”, disse Lira. “Já quitamos os meses de outubro e novembro do quadro efetivo e do IPREV (Instituto de Previdência do Município), deixados pela gestão anterior, e pagamos janeiro, que é obrigação nossa.”
Em relação ao mês de dezembro, Lira elucidou que não existe “desenho orçamentário” à vista, mas que pretende pagar ainda este ano. Sobre pagamentos mensais futuros, esclareceu que serão efetuados na primeira quarta-feira do mês subsequente, a não ser que caia numa data que impeça a agência bancária de fazê-lo, como um feriado, por exemplo. E a nova Lei para pagamento do 13º será 50% em meados do ano e 50% em dezembro.
Lira finalizou dizendo que é de conhecimento público todos os entraves que encontrou na prefeitura de Maragogi. Além dos salários atrasados, ainda se deparou com prédios e veículos sucateados. O posto de saúde Eurico Wanderley, por exemplo, teve que passar por uma reforma em caráter de urgência para oferecer boas condições de trabalho para os médicos e profissionais técnicos.
GW