Foto: Aluisio Mreira/SEI
A região do Agreste de Pernambuco passa a contar com um reforço no abastecimento de água para minimizar os efeitos da estiagem com a inauguração do Sistema Adutor de Pirangi, realizada nesta quinta-feira (30). Com um investimento de R$ 60 milhões, o novo equipamento, que começou a operar em fase de testes em fevereiro, vai melhorar o abastecimento de água no município de Caruaru e região. O governador Paulo Câmara (PSB) participou da solenidade, realizada em Caruaru, e, na ocasião, ainda autorizou, por meio de assinatura de ordem de serviço, mais R$ 2,6 milhões para a troca do conjunto motor-bomba do sistema. As ações devem beneficiar 800 mil moradores de nove cidades.
"O Sistema Adutor de Pirangi vai melhorar o abastecimento e minimizar o sofrimento da população do Agreste, que já enfrenta uma seca de seis anos. Além disso, a obra ajudará a preservar o Rio do Prata. O que queremos com essas medidas é que, em breve, o Agreste pernambucano tenha mais água nas torneiras", afirmou Câmara. "Vamos continuar priorizando o abastecimento de água e o saneamento, pois saneamento é uma questão de saúde pública. O sofrimento da população na questão hídrica tem que ser a prioridade maior no Estado brasileiro", destacou.
Além de Caruaru, o Sistema Adutor de Pirangi também beneficiará as cidades de Santa Cruz do Capibaribe, Agrestina, Altinho, Ibirajuba, Cachoeirinha, Toritama, Riacho das Almas, Cumaru e Passira. A obra terá adução com 27 quilômetros de extensão, dos quais seis quilômetros em tubos DN 700 milímetros e 21 quilômetros em tubos DN 600 mm, duas estações elevatórias para vazões de 300 a 500 litros por segundo, alturas manométricas da ordem de 170 mca e potência dos motores de 900 cv. O equipamento é fruto de uma parceria entre o Governo do Estado, a Compesa e o Banco Mundial.
"Hoje, a partir dessa inauguração, vamos poder preservar um pouco o Prata e permitir que ele possa se restabelecer. Muito obrigada em nome de todos do Agreste", afirmou a prefeita de Caruaru, Raquel Lyra (PSDB). "Sei do esforço deste governo na priorização das adutoras, mas precisamos correr atrás do governo federal para dar andamento à Adutora do Agreste", ressaltou a tucana. A nova obra vai explorar menos a Barragem do Rio do Prata.
Participaram da solenidade prefeitos da região, além dos deputados estaduais Waldemar Borges (PSB), Aluísio Lessa (PSB), Laura Gomes (PSB), Tony Gel (PMDB) e Vinícius Labanca (PSB), além do secretário da Casa Civil, Antonio Figueira.
Apesar disso, as ausências do ex-prefeito Zé Queiroz (PDT) e o deputado federal Wolney Queiroz (PDT) foram sentidas nos atos realizados em Caruaru, assim como a do ex-governador João Lyra Neto (PSDB), pai da prefeita Raquel Lyra. João Lyra, no entanto, participou, mais cedo, da inauguração da Escola Técnica Estadual (ETE) Ministro Fernando Lyra, que leva o nome de seu irmão.
Foha PE