Publicada em 09/05/2017 às 10h28.
Lixões das cidades do interior de Alagoas estão com os dias contados
Plano propõe que regiões do estado tenham aterros sanitários.

Representantes dos municípios de Alagoas se reúnem para fechar lixões

 

O Estado de Alagoas entregou à Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) Planos Intermunicipais de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PIGIRS), que têm como objetivo acabar com os lixões. O encontro com órgãos municipais e estaduais aconteceu nesta segunda-feira (8) na sede da AMA, em Maceió.


A divulgação dos planos representa mais uma etapa superada pelo estado para seguir os ditames da Política Nacional de Resíduos Sólidos. Com isso, os municípios organizados em consórcios públicos terão que cumprir as metas estabelecidas no planejamento que foi amplamente debatido com prefeituras e sociedade.


"Já temos 28 municípios destinando corretamente o seu resíduo para o aterro sanitário. A partir de agora os municípios poderão buscar recursos federais em Brasília para implementar o plano e encerrar os seus lixões", disse o titular da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), Alexandre Ayres.


Ainda segundo a Semarh, não é necessário que cada cidade tenha o seu aterro sanitário e, por isso, o plano propõe que os aterros fiquem divididos em regiões do estado.


Além disso, os municípios devem implantar a coleta seletiva, a erradicação dos lixões, a recuperação das áreas degradadas, o incentivo à reciclagem, a gestão responsável dos resíduos sólidos, entre outros itens essenciais para a conservação e proteção ambiental.

 

G1

Os comentários abaixo não representam a opinião do Portal Nova Mais. A responsabilidade é do autor da mensagem.
TODOS OS COMENTÁRIOS (0)



Login pelo facebook
Postar
 
Curiosidades
Policia
Pernambuco
Fofoca
Política
Esportes
Brasil e Mundo
Tecnologia
 
Nova + © 2025
Desenvolvido por RODRIGOTI