Punição ao oficial da PM foi publicada no Boletim-Geral da SDS, nesta quarta-feira (10)
(Foto: Reprodução/ Boletim da SDS)
Um major da Polícia Militar de Pernambuco (PMPE) apontado como um dos responsáveis pela apreensão de fantasias da Troça Empatando Tua Vista, durante o carnaval 2017, será punido com 29 dias de prisão. A medida, assinada pelo secretário de Defesa Social (SDS) de Pernambuco, Angelo Gioia, foi publicada nesta quarta-feira (10), no boletim institucional da pasta, na internet.
De acordo com a Secretaria de Defesa Social (SDS), o oficial da PM infringiu artigos do código disciplinar da corporação, como se envolver em escândalo e deixar de cumpir normas previstas. Também desrespeitou artigos previstos no suplemento normativo.
Durante o carnaval, os foliões usavam fantasias que criticavam o processo de verticalização da capital pernambucana e tiveram parte dos adereços apreendidos. Segundo o grupo, a ação da PM teria ocorrido por causa de críticas feitas pela troça ao Governo de Pernambuco e a Prefeitura do Recife. As fantasias foram recuperadas um dia após a apreensão.
No dia 3 de março, o grupo pediu a retratação pública do governo de Pernambuco a respeito do caso, já que a ação foi considerada “arbitrária, truculenta e ditatorial” pelos integrantes da troça.
No dia 12 de março, durante as comemorações do aniversário da capital pernambucana, o grupo também realizou protestos durante a festa e carregou faixas com a frase “quem deu a ordem?”, referindo-se à apreensão das fantasias.
G1