A Polícia Civil apresenta, na manhã desta sexta-feira (12), os detalhes sobre o caso de uma jovem de 19 anos que autoflagelou-se após começar a participar do desafio da Baleia Azul, 'jogo' que incentiva o comportamento suicida. A mãe da garota procurou a delegacia do Cordeiro, na Zona Oeste do Recife, depois de notar os ferimentos causados por navalha e estilete no corpo da filha. Segundo a polícia, a quantidade e a forma dos cortes impressionam.
Os policiais tiveram acesso à mensagens trocadas entre a jovem e os 'curadores' do jogo, pessoas que lançam os desafios da Baleia Azul, normalmente às 4h20. A apresentação vai contar com a participação da mãe da adolescente e mostrar os detalhes do funcionamento do jogo e o comportamento dos usuários com o intuito de alertar a população.
No jogo, adolescentes são convocados para grupos fechados no Facebook e no WhatsApp, e devem cumprir 50 desafios pré-estabelecidos por curadores, que são pessoas que comandam o jogo. Entre as tarefas, estão mutilar os braços com facas, assistir a filmes de terror na madrugada e, na tarefa final, cometer suicídio. Iniciado na Rússia entre 2015 e 2016, o "jogo da Baleia Azul" (Blue Whale) está supostamente ligado a uma série de suicídios em todo o mundo. Isso porque ele busca causar danos emocionais aos participantes.