Milhares de pessoas passaram por Bezerros, no Agreste pernambucano, para aproveitar o carnaval neste domingo (7). Para o gerente de Cultura do município, Eduardo Ferreira, "cerca de 200 mil foliões são esperados até o fim do dia". No local, os festejos seguem até a quarta-feira (10). "Nos cinco dias de festa esperamos 600 mil pessoas venham para Bezerros", diz Eduardo Ferreira.
A demonstradora Gabriela Ferreira mora em Recife e contou que "há muitos anos troca a folia da capital pernambucana por Bezerros". Ela estava acompanhada da filha, Grazielly Ferreira, de oito anos. "Estou ensinando logo a ela como é a tradição do nosso estado", brinca. "Gosto muito do carnaval e adoro dançar. Eu quero ser médica veterinária, mas não vou parar de dançar", revela a menina.
Quem também aproveitou a festividade com a filha foi a gerente Maria Andreia dos Santos, de 29 anos. Ela revela que a pequena Ana Clara Santos, de seis anos, "já pulou muitos carnavais". "Ela participa desde que eu estava grávida", brinca. A menina que - segundo a mãe - gosta bastante de carnaval, escolheu a própria fantasia: a rainha Elsa, da animação "Frozen".
O domingo de carnaval também foi marcado pelo "Concurso de Papangus" no município. Alguns dos concorrentes chegaram a gastar R$ 1,5 mil com a fantasia e seguem a tradição de todo o papangu: não revelar a identidade.
Terra dos Papangus
A tradição na "Terra dos Papangus" conta com desfiles e concursos. A categoria competitiva Adulto - ocorre na Praça Centenária. Ao final deste etapa, os participantes e a multidão seguem em cortejo no Bloco do Papangu.
Os personagens "Papangus" surgiram no século XIX. Para entrar na Casa Grande e comer dos melhores banquetes, os escravos se vestiam com fantasias que cobriam totalmente o corpo e usavam máscaras, de acordo com a Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe).
FONTE: G1 Caruaru.