Publicada em 14/02/2016 às 09h48.
Dilma diz que casos de zika não comprometem Olimpíadas
O vírus está associado aos casos de microcefalia que têm sido registrados no Brasil desde o ano passado.

A presidente Dilma Rousseff afirmou neste sábado (13), no Rio de Janeiro (RJ), que os casos de contaminação pelo vírus da zika não comprometem a realização das Olimpíadas no país, em agosto. O vírus está associado aos casos de microcefalia que têm sido registrados no Brasil desde o ano passado.



Dilma deu a declaração durante entrevista coletiva após participar na cidade dos atos relacionados ao Dia Nacional de Mobilização contra o Aedes Aegypti, cujo tema foi "Zika Zero". O mosquito é o responsávei por transmitir os vírus da zika, da dengue e da febre chikungunya.


"As Olimpíadas ocorrerão aqui, no Rio de Janeiro. Então, estamos, neste processo [mobilização contra o Aedes], fazendo uma ação dirigida a esta questão. [...] E eu acredito que há uma consciência grande por parte dos órgãos ligados ao esporte a respeito do fato de que esta situação não compromete as Olimpíadas", declarou a presidente.



"E nós achamos que conseguiremos até as olimpidas te rsucesos abtante ncosndieravel nesse extemrinio dos mosquitos", acrescentou.



Na manhã deste sábado, a presidente visitou a comunidade Zeppelin, no bairro Santa Cruz, Zona Oeste do Rio. Ela visitou residências, conversou com moradores, explicou a eles a importância de eliminar os focos de proliferação do Aedes aegypti e aplicou larvicidas naquelas moradias onde havia água parada.



No Rio, Dilma também falou sobre a parceria com o Departamento de Saúde dos Estados Unidos com o objetivo de desenvolver uma vacina contra o vírus da zika.



"Estamos em parceria com a Universidade do Texas, temos ação conjunta com o governo dos Estados Unidos, no sentido de garantir que essa pesquisa resulte o mais rapidamente possivel numa vacina. Não é facil, e sabemos que vai levar certo periodo de tempo. [...] Não é possivel que esperemos [a vacina]. O que temos de fazer? Temos de combater o mosquito porque o mosquito que é o transmissor do virus. É o vetor. Então temos de impedir que  o mosquito procrie e nasça. Sobretudo isso", declarou.


A presidente Dilma reagiu ao ser indagada se o país havia "perdido a batalha" contra a dengue. "O Brasil, vírgula. O mundo perdeu a batalha contra a dengue. Ninguém conseguiu exterminar a dengue no mundo. Mas, no passado, ganhamos a luta contra a febre amarela. E vamos ganhar esta guerra contra o vírus da zika", disse.



Além de ir ao Rio, Dilma determinou aos ministros que viajassem neste sábado para os estados a fim de acompanharem as ações do Dia de Mobilização. Pelo menos 28 dos 31 ministros estiveram em capitais e grandes cidades participando das atividades.



'Tema olímpico'
Nesta sexta (12), o prefeito do Rio, Eduardo Paes, afirmou que os casos de microcefalia relacionados ao vírus da zika não são um "tema olímpico" e que há "certo exagero" porque morre "muito mais gente de gripe todo ano".



"Temos que tratar do problema, mas não podemos transformar em um tema olímpico. Não é um tema olímpico", disse Paes na ocasião.

 

 

FONTE: G1

Os comentários abaixo não representam a opinião do Portal Nova Mais. A responsabilidade é do autor da mensagem.
TODOS OS COMENTÁRIOS (0)



Login pelo facebook
Postar
 
Curiosidades
Policia
Pernambuco
Fofoca
Política
Esportes
Brasil e Mundo
Tecnologia
 
Nova + © 2025
Desenvolvido por RODRIGOTI