Publicada em 28/11/2017 às 07h03.
Vírus que rouba dados bancários é encontrado no Google Play pela 3ª vez
Depois de instalado, o vírus cria uma interface falsa em aplicativos bancários e 'rouba' os dados dos usuários.
Vírus que rouba dados bancários é encontrado no Google Play pela 3ª vez

 


Um vírus que rouba dados bancários, o BankBot, foi encontrado na Google Play -loja de aplicativos do Android- pela terceira vez neste ano.


O malware vem junto com aplicativos aparentemente inofensivos, como "Tomado FlashLight", "Lamp for DarkNess" e "Sea FlashLight" (lanternas), "Crypto Currencies Market Prices" (informações sobre criptomoedas), entre outros disfarces.


Depois de instalado no celular, o vírus, espécie de cavalo de Troia (que se esconde no momento da instalação), cria uma interface falsa em aplicativos bancários. Assim, quem entrar no app do seu banco e preencher a senha estará cedendo seus dados aos invasores.

 

Segundo o Avast, empresa de anti-vírus que detectou a falha, o problema afetou usuários dos bancos WellsFargo, Chase, DiBa e Citibank. São 160 aplicativos bancários que podem ser alvos do malware.


O BankBot foi encontrado entre os apps do Google Play em abril, setembro e, agora, em novembro.


Procurado, o Google respondeu por meio de nota. "Levamos a segurança muito a sério no Google Play e atualmente estamos investigando a situação para proteger os usuários", afirma a empresa.

 

A Play Store já removeu todos os aplicativos identificados como "disfarces" do BankBot, mas os hackers podem criar apps com nomes de desenvolvedores diferentes a qualquer momento.


Confira abaixo dicas para se precaver.


Não dê permissões para aplicativos de origem desconhecida Não baixe apps que não sejam estritamente necessários (a lanterna, por exemplo, é um recurso que vem embutido na maioria dos celulares) Verifique a classificação (nota) do app atribuída pelos demais usuários Não dê permissão de "administrador" para um app se ele não for absolutamente confiável Se a interface do app do seu banco parece estranha, não use. Com informações da Folhapress.

 

Notícias ao Minuto

Os comentários abaixo não representam a opinião do Portal Nova Mais. A responsabilidade é do autor da mensagem.
TODOS OS COMENTÁRIOS (0)



Login pelo facebook
Postar
 
Curiosidades
Policia
Pernambuco
Fofoca
Política
Esportes
Brasil e Mundo
Tecnologia
 
Nova + © 2026
Desenvolvido por RODRIGOTI