Publicada em 06/12/2017 às 07h32.
Doações chegam a cair 15% em época de férias e final de ano. Todos os sangues do tipo negativo estão com baixo estoque.

Para evitar filas, interessados podem agendar doação
Foto: Reprodução/Governo do Estado
O estoque da Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Pernambuco (Hemope) está precisando de sangue. O tipo AB+ está em estado considerado crítico e os demais (O+, O-, A+, A-, B+, B-) em alerta. Segundo a diretora de hemoterapia Anna Fausta Cavalcante, a baixa é comum no período de final de ano e por isso é preciso que os doadores colaborem.
As épocas de final de ano e férias são as mais difíceis para os estoques de sangue do Estado. De acordo com Anna Fausta “a falta de costume do brasileiro e do pernambucano de doar sangue também dificulta na reposição dos estoques”. O Hemope receber cerca de 8 mil doações mensais, mas nesses períodos o número chega a cair até 15%.
O Hemope funciona de segunda a sábado e nos feriados, das 7h15 às 18h30. Os doadores podem agendar a doação para o período da tarde no telefone 0800 0811535. A Fundação Hemope fica na Rua Joaquim Nabuco, 171, no bairro das Graças. Os doadores que desejarem também podem doar de domingo a sexta no posto de coleta do Hospital da Restauração, no Derby.
JC Online
Os comentários abaixo não representam a opinião do Portal Nova Mais. A responsabilidade é do autor da mensagem.