
Foto: Divulgação/CBF
Primeira equipe do País a garantir classificação para os Jogos Olímpicos de Tóquio-2020, após levantar, de forma invicta, o heptacampeonato da Copa América, a seleção brasileira de futebol feminino inicia hoje a participação na segunda edição do Torneio das Nações, realizado nos Estados Unidos.
O primeiro desafio da equipe do técnico Vadão no torneio internacional será contra a Austrália, às 17h15 (horário de Brasília), no Children’s Mercy Park, em Kansas City. O outro duelo da rodada de abertura é Estados Unidos x Japão. No torneio, todos os times jogarão entre si em sistema de pontos corridos e quem somar mais pontos ficará com o título. Em caso de igualdade, a posição no ranking da Fifa servirá como critério de desempate.
As quatro equipes participantes são as mesmas da edição inaugural do Torneio das Nações, no ano passado, quando o Brasil terminou em último lugar. Na ocasião, a seleção fez uma campanha com um empate (1x1 com o Japão) e duas derrotas (4x3 contra os Estados Unidos e 6x1 contra a Austrália), somando apenas um ponto, assim como as japonesas, mas levando desvantagem no saldo de gols.
O elenco verde-amarelo chama atenção por ter somente oito das 23 jogadoras atuando no País. Entre elas a pernambucana Bárbara, que atua no Kindermann (SC). O Corinthians cedeu três atletas, o Flamengo duas e Ferroviária e Santos uma cada. O time que mais tem representantes na seleção brasileira, contudo, é o Orlando Pride, dos Estados Unidos, onde atuam a atacante Marta, a zagueira Mônica, a lateral Poliana e a meio-campista Camila. No grupo ainda tem mais três meninas atuando em outros times norte-americanos. Outras três jogam na Espanha, duas na Coreia do Sul, uma na França, uma na Noruega e uma na Dinamarca.
Folha PE