No sábado (27), garis recolheram três pacotes em Jaboatão dos Guararapes. No mesmo dia, um volume foi encontrado por banhistas no Janga, em Paulista. Ainda não se sabe o que tem dentro dos volumes.
Os pacotes sem identificação estão sendo encontrados em praias do litoral do Nordeste desde o dia 22 de outubro. Foram achados 75 volumes em Alagoas, 30 no Piauí e três na Paraíba. Também foram vistos pacotes em praias do Ceará. Cada um pesa mais de 100 quilos.
Em Jaboatão, as equipes recolheram dois pacotes no domingo (28) e dois nesta segunda-feira (29), na Praia de Candeias. Os sete volumes estão na sede da Secretaria de Meio Ambiente e devem ser entregues para análise esta semana.
Desde sábado, quando surgiram os três primeiros volumes, na Praia de Piedade, equipes reforçaram o monitoramento na orla. Foi preciso usar uma retroescavadeira para retirar o material da areia.

"Hoje, vi mais dois pacotes boiando. Um estava na Praia de Piedade e o outro, em Barra de Jangada. Fui tentar pegar, mas a correnteza do mar dificultou”, comentou Adriano Artoni, representante da secretaria de Meio Ambiente de Jaboatão dos Guararapes.
Segundo Artoni, a polícia deverá acionar o Instituto Brasileiro de Recursos Naturais Renováveis (Ibama) “Esperamos que a Polícia Federal identifique o material e se existe algum crime. Estamos preocupados com o impacto ambiental”, afirmou.
Em Igarassu, os pacotes foram encontrados na Praia de Mangue Seco. As equipes da Secretaria de Segurança Cidadã retiraram uma amostra para mandar para o laboratório.
"Removemos os volumes da praia para impedir que as pessoas levem esse material para casa. Não sabemos o que é isso e o que ele pode provocar”, afirmou o secretário de Segurança Cidadã, André Milano.
No Cabo de Santo Agostinho, a prefeitura disse que um pacote foi encontrado na Praia de Gaibiu. Um comunicado chegou à administração municipal informando que mais três volumes estão nas localidades de Xaréiu, Itapuama e Calhetas.
Segundo a prefeitura, equipes da defesa ambiental vão até essas áreas na terça-feira (30) para recolher o material.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2018/j/D/3PMps9RzAo1aZaLbbdFg/frame-00-00-05.359.jpg)
Autoridades
Procurada pelo G1,nesta segunda, a Polícia Federal informou que está esperando ser acionada oficialmente para saber qual será o procedimento adotado.
A Agência Pernambucana de Meio Ambiente (CPRH) informou que aguarda o envio do material para tomar providências.
No sábado, a Marinha disse, por meio de nota, que não foram registrados acidentes náuticos na região que justifiquem o aparecimento dos pacotes sem identificação, encontrados no litoral do Nordeste.
G1

/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2018/m/A/xdfyTsT4CcMBq9EMX3yw/pacoteigarassu.jpg)























