
(Foto: Reprodução/ Internet)
Abandono, descaso, desleixo, agressões. Tudo isso configura violência contra os idosos. Em Pernambuco, as denúncias de violência contra a pessoa idosa aumentaram. Desde o início de janeiro até o começo do mês de abril, foram registradas 391 denúncias.
Em comparação ao mesmo período do ano passado, isso equivale a um aumento de 140%. Os dados são do Centro Integrado de Atenção e Prevenção à Violência Contra a Pessoa Idosa (Ciappi), que é ligado à Secretaria de Justiça e Direitos Humanos.
Segundo levantamento feito pelo próprio órgão, a negligência estaria no topo de um ranking de violações contra idosos, seguido da privação de dinheiro e violência psicológica. O secretário executivo de Diretos Humanos de Pernambuco, Diego Barbosa, acredita que o número de denúncias cresceu por conta do processo cada vez maior de educação sobre os direitos das pessoas da terceira idade.
Os familiares que deixam os idosos sob cuidado de terceiros devem ficar atentos a sinais físicos de lesões ou até mesmo mudanças de comportamento. Caso comprovado que houve de fato violação contra a pessoa idosa, é importante fazer a denúncia nos órgãos competentes. O Disque 100 é um dos canais para fazer a denúncia.
FONTE: Rádio Jornal.