Publicada em 16/04/2019 às 10h03.
Em um ano, aumenta 17% a quantidade de lixo retirada da rede de esgoto na capital pernambucana
Segundo a Compesa, foram encontradas 126 toneladas de resíduos sólidos nos encanamentos em 2018, contra 106 toneladas retiradas em 2017.

Imagem: G1

 

Números divulgados pela Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) nesta segunda-feira (15) mostram o impacto causado na rede coletora de esgotos do Grande Recife pelo descarte irregular de lixo. Em 2018, o total de resíduos retirados do sistema foi de 124 toneladas.


Isso representa 17% a mais do que as 106 toneladas de material encontradas em 2017. Entre os materiais coletados, estão preservativos, absorventes, fraldas, embalagens, pedaços de brinquedo, sacolas plásticas.


O lixo jogado irregularmente na rede coletora é transportado até as estações de bombeamento e tratamento. Como os resíduos ficam agarrados nas grades dessas unidades, o gradeamento das estações fica obstruído pelo material sólido, impedindo a entrada para a realização do bombeamento e do tratamento.


A Compesa alerta, no entanto, que o lixo não provoca impacto somente nas estações e afirma que os resíduos sólidos também podem obstruir a rede de esgoto e provocar rompimentos dos canos, contaminando as ruas.


Segundo a companhia, a população pode ajudar a impedir entupimentos na rede de esgotos evitando jogar lixo no vaso sanitário, nos ralos de banheiro e nas pias.


Restos de óleo e fios de cabelo são os principais responsáveis pelos entupimentos em imóveis e nas ruas. O acúmulo desses dejetos cria uma barreira sólida, que impede o fluxo natural do esgoto.


G1

Os comentários abaixo não representam a opinião do Portal Nova Mais. A responsabilidade é do autor da mensagem.
TODOS OS COMENTÁRIOS (0)



Login pelo facebook
Postar
 
Curiosidades
Policia
Pernambuco
Fofoca
Política
Esportes
Brasil e Mundo
Tecnologia
 
Nova + © 2024
Desenvolvido por RODRIGOTI