Publicada em 23/05/2019 às 09h25.
WhatsApp fora do ar? Como saber se o app caiu
Veja dicas para descobrir se o mensageiro parou de funcionar só para você, em todo o Brasil ou no mundo inteiro.

Créditos: Rodrigo Fernandes/TechTudo

 

O WhatsApp pode ficar fora do ar para uma parcela dos seus mais de 1,5 bilhão de usuários no mundo sem aviso prévio. Quedas e instabilidades como a que ocorreu na última semana são inesperadas e, por isso, podem não ser detectadas imediatamente.


Em geral, o usuário só suspeita que o WhatsApp caiu e não está funcionando corretamente quando uma conversa é interrompida repentinamente ou quando o número de notificações reduz drasticamente após um determinado intervalo de tempo.

 

Veja a seguir quatro formas de checar se o aplicativo parou de funcionar só no seu celular Android ou iPhone (iOS) ou por causa de uma falha nos servidores da empresa.


1. Verifique o funcionamento do app


Comece a investigação checando se o problema não está apenas no seu celular. Feche o app e abra novamente, e tente enviar uma mensagem para mais de um contato. Em geral, falhas de servidor do WhatsApp fazem com que a mensagem saia do app, mas não chegue ao destino.


Se a mensagem permanecer com o ícone de relógio ao lado indicando que ela nem chegou a ser enviada, é importante testar a conexão: tente usar outras redes sociais e abrir sites no navegador para descobrir se o 4G ou Wi-Fi está funcionando.


2. Veja relatórios de monitoramento


Falhas de funcionamento do WhatsApp costumam ser acusadas por sites de monitoramento que emitem relatórios online. Verifique serviços como o Outage.Report (https://outage.report/whatsapp), Down Detector (https://downdetector.com/status/whatsapp) e Is It Down Right Now (https://www.isitdownrightnow.com/whatsapp.com.html).


Erros de servidor costumam ocorrer em regiões específicas, então é importante buscar relatórios de falhas especificamente no Brasil. Todas essas ferramentas têm o recurso de mapa.


3. Cheque buscas no Google Trends


No Google Trends, é possível descobrir se houve um pico de buscas como “whatsapp caiu”, “whatsapp fora do ar” ou “whatsapp parou de funcionar”. Se pesquisas do tipo tiveram aumento repentino nas últimas horas, é possível que se trate se um erro de servidor.


Digite as palavras-chave no campo superior, defina o Brasil como país de varredura e filtre por “Na última hora” ou “Nas últimas 4 horas”. Um gráfico com tendência crescente indica, possivelmente, que o WhatsApp esteve fora do ar no período para várias pessoas.


4. Pesquise reclamações no Twitter


Usuários têm o costume de usar o Twitter para reclamar quando algum produto do Facebook sai do ar, como é o caso do WhatsApp. Use a ferramenta de buscas e filtre os resultados por “Mais recentes”.


Uma falha generalizada no aplicativo tende a gerar um volume alto de tweets descrevendo o mesmo problema, levando o termo “WhatsApp” para os Trending Topics. Também vale buscar por relatos usando hashtags como #whatsappdown.


TechTudo

Os comentários abaixo não representam a opinião do Portal Nova Mais. A responsabilidade é do autor da mensagem.
TODOS OS COMENTÁRIOS (0)



Login pelo facebook
Postar
 
Curiosidades
Policia
Pernambuco
Fofoca
Política
Esportes
Brasil e Mundo
Tecnologia
 
Nova + © 2024
Desenvolvido por RODRIGOTI