
Imagem: TV Jornal
Policiais civis de 21 estados e do Distrito Federal participam, na terça-feira (28), de mais uma Operação Cronos, deflagrada para combater os crimes de homicídio e feminicídio. Foram cumpridos, na Operação Cronos II, 23 mandados de prisão, em Pernambuco. A ação policial tinha como objetivo prender autores de homicídios e feminicídios.
A operação foi coordenada pelo Conselho Nacional de Chefes de Polícia Civil (CONCPC) com o apoio do Ministério da Justiça e Segurança Pública e foi monitorada do Centro Integrado de Comando e Controle Nacional (CICCN), em Brasília.
Garanhuns
Em Garanhuns, no Agreste de Pernambuco, duas pessoas foram presas. Manoel da Silva Costa, mais conhecido como Nino, e Rogéria Araújo Costa, conhecida como Neguinha, são suspeitos de assassinar um homem no dia 9 de maio de 2019. De acordo com a Polícia Civil, os dois foram as últimas pessoas a estar com a vítima no dia do assassinato.
A polícia informou que Manoel e Rogéria, que são irmãos, negaram qualquer envolvimento no crime, mas deram versões contraditórias em seus depoimentos. O suspeito foi encaminhado para o Presídio de Garanhuns e a suspeita para o Presídio feminino de Buíque, também no Agreste pernambucano.
Primeira Fase
Deflagrada em agosto de 2018, a primeira fase da Operação Cronos resultou na prisão de mais de 2,6 mil pessoas em todo o país. Além disso, foram apreendidos 341 adolescentes. Segundo o Conselho Nacional dos Chefes de Polícia Civil divulgou à época, 42 pessoas foram presas por feminicídio; 404 por homicídio; 289 presos por crimes relacionados à Lei Maria da Penha; 640 foram autuadas em flagrante por posse ou porte irregular de arma de fogo, tráfico de drogas e outros crimes; e outras 1.252 pessoas foram detidas em decorrência de mandados de prisão expedidos por outros crimes.
Durante a primeira fase, foram apreendidas 146 armas de fogo e aproximadamente 383 quilos de entorpecentes, como maconha, cocaína e crack. Mais de 7,8 mil policiais civis de todo o país participaram das ações.
TV Jornal