Publicada em 09/06/2019 às 10h05.
Quatro benefícios e quatro riscos de comer manteiga de amendoim
Conhece os benefícios e os riscos deste alimento? Será que a manteiga de amendoim é verdadeiramente saudável?

Imagem: Notícias ao Minuto

 

A manteiga de amendoim é um alimento muito comum nos Estados Unidos e, em parte devido à globalização, tornou-se recentemente extremamente apreciado em todo o mundo, incluindo no nosso país.


Esta trata-se de um produto alimentar obtido a partir do próprio amendoim que, quando moído, atinge a característica consistência pastosa.


Consistência amanteigada essa, que resulta dos óleos naturais presentes no amendoim.


Ao longo dos anos, diversos estudos relacionados com o consumo deste produto alimentar ressaltaram as vantagens e as desvantagens do seu consumo, sendo que, considerando um consumo moderado, este é, por norma, considerado saudável.


Benefícios


Previne doenças cardíacas


Apesar da manteiga de amendoim ser rica em gorduras, 80% do alimento é composto por gorduras insaturadas ou gorduras boas, que desempenham um papel muito importante na redução do chamado ‘mau’ colesterol (LDL) e previne doenças cardíacas.


Melhora a saúde do cabelo e da pele


A presença da vitamina B2, do cálcio e da vitamina B12 faz com que a manteiga de amendoim seja uma aliada na manutenção de um cabelo e de uma pele bonitos e saudáveis, ajudando a manter a sua hidratação e o seu aspeto brilhante.


Reduz o colesterol


A gordura do amendoim é o que podemos apelidar de uma gordura ‘boa’ e, por isso mesmo, o seu consumo é ótimo para promover o aumento do ‘bom’ colesterol (HDL), ao mesmo tempo que promove a redução do ‘mau’ colesterol (LDL). Prevenindo consequentemente a incidência de problemas cardíacos.


Ajuda a emagrecer


Apesar de ser um alimento muito calórico, a manteiga de amendoim é também saciante e, segundo vários estudos, o seu consumo moderado pode ajudar na perda de peso.


O consumo de manteiga de amendoim ajuda a reduzir a sensação de fome e cria, no organismo, uma maior saciedade no que respeita ao consumo de outros alimentos calóricos e de baixo valor nutritivo (como doces).


Riscos


Também pode ser perigosa para a dieta


A manteiga de amendoim pode ser perigosa para a dieta e para a saúde quando consumida em excesso.


Cada 100 gramas de manteiga de amendoim tem cerca de 580 calorias. Recomenda-se, por isso, moderação no seu consumo.


Nem toda a manteiga de amendoim é saudável


Se algumas opções comercializadas são naturais e benéficas, outras são altamente processadas, carregando uma lista de ingredientes nocivos para a saúde e bem estar de quem os consome.


Observe minunciosamente os rótulos e tenha em atenção a adição de açúcares, de sal, de gorduras transgénicas e de outros óleos.


Risco de alergia


As alergias são outro dos riscos da manteiga de amendoim. Sendo que os amendoins se apresentam como um dos maiores alergénios do mundo.


É muito importante saber se é alérgico ao amendoim. Os sintomas de alergia podem incluir erupções cutâneas, tonturas, vómitos, tosse, inchaço ou, em casos mais severos, dificuldades respiratórias ou mesmo a morte.


Risco de contaminação


O amendoim é um fruto que facilmente pode ser contaminado com fungos e salmonelas. Assim, a pasta de amendoim que resulta do fruto pode, também, ser um veículo de transmissão de doenças.


Torna-se importante garantir que o consumo de manteiga de amendoim é feito com recurso a amendoins frescos (quando caseira) e que se encontra dentro do prazos de validade quando adquirida nas grandes superfícies.

 

Notícias ao Minuto

Os comentários abaixo não representam a opinião do Portal Nova Mais. A responsabilidade é do autor da mensagem.
TODOS OS COMENTÁRIOS (0)



Login pelo facebook
Postar
 
Curiosidades
Policia
Pernambuco
Fofoca
Política
Esportes
Brasil e Mundo
Tecnologia
 
Nova + © 2024
Desenvolvido por RODRIGOTI