Publicada em 10/06/2019 às 14h13.
É #FAKE que vídeo mostre Centrão tentando derrubar reforma da Previdência de Bolsonaro
Texto falso diz que vídeo mostra conversa do Centrão para 'desidratar a Reforma da Previdência e derrubar o governo Bolsonaro'.

Imagem: G1


Circula nas redes sociais um vídeo em que o ex-deputado Silvio Costa (Avante-PE) faz críticas às reformas trabalhista e previdenciária. Também é possível ver o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, nas imagens. O texto que circula com o vídeo afirma que se trata de um registro do Centrão tentando "desidratar a reforma da Previdência e derrubar o governo Bolsonaro". A mensagem é #FAKE.


O ex-deputado Silvio Costa se candidatou ao Senado nas eleições de 2018 e não foi eleito. Ou seja, ele nem está mais na Câmara na atual legislatura. Os posts com o vídeo e a mensagem falsa têm mais de 500 mil visualizações no Facebook.


O vídeo, na verdade, foi gravado em 21 de fevereiro de 2017 em um encontro de centrais sindicais com Rodrigo Maia e outros deputados. A reunião está na agenda oficial de Maia, que já era o presidente da Casa.


Na época, no entanto, o presidente da República era Michel Temer e o governo tentava aprovar a reforma Trabalhista e outro texto da reforma da Previdência (não o capitaneado pelo ministro Paulo Guedes e que está em discussão hoje no Congresso).


Um texto publicado na época no site do Sindicato dos Comerciários de SP mostra uma foto com outros deputados na reunião. Além de Silvio Costa (Avante-PE), também é possível ver Paulinho da Força (SD-SP) e Orlando Silva (PCdoB-SP). A maioria dos presentes à sala, porém, era formada por representantes de centrais sindicais.


Assim como no vídeo, a foto do sindicato também mostra um homem segurando uma pasta com a sigla UGT, que faz referência à central sindical União Geral dos Trabalhadores.


Um vídeo idêntico ao que viralizou nas redes sociais foi publicado pelo ex-deputado Silvio Costa em sua página no Facebook em 24 de fevereiro de 2017. O título do vídeo diz: "Reunião com centrais sindicais dos trabalhadores na presidência da Câmara Federal".


Veja o que diz a mensagem falsa:


VAZOU CENTRAO???????? Combinando nos bastidores como desidratar reforma da previdência e derrubar o Governo Bolsonaro!!!!! Vamos divulgar isso todos os dias!!!!! Estamos diante do grande golpe contra o Brasil!


G1

 

Os comentários abaixo não representam a opinião do Portal Nova Mais. A responsabilidade é do autor da mensagem.
TODOS OS COMENTÁRIOS (0)



Login pelo facebook
Postar
 
Curiosidades
Policia
Pernambuco
Fofoca
Política
Esportes
Brasil e Mundo
Tecnologia
 
Nova + © 2026
Desenvolvido por RODRIGOTI