Publicada em 17/06/2019 às 12h01.
Defesa Civil instala lonas em encostas e monitora áreas de risco em Palmares
A situação é tranquila no momento, de acordo com o órgão. Previsão é de mais chuvas nos próximos dias na região.

 

Trabalho de instação de lonas em áreas de risco em Palmares, PE/ Imagem: Defesa Civil Municipal/Cortesia

 

O acúmulo de chuvas nos últimos dias tem deixado parte da população da Mata Sul preocupada, sobretudo as famílias que moram em áreas com riscos de deslizamentos de encostas e em beiras de rios e açudes. A situação, no entanto, ainda está dentro da normalidade, segundo dados da Agência Pernambucana de Águas e Clima (APAC). Com objetivo preventivo, a Defesa Civil de Palmares está realizando a colocação de lonas em áreas de risco.

 

O órgão informou que está monitorando áreas de risco no município, principalmente nos bairros de Santo Onofre, Santa Luzia e na comunidade da Grota do Bispo. Com o apoio do Corpo de Bombeiros Civil, estão sendo colocadas lonas de contenção, para diminuir o impacto das chuvas na retenção de morros e encostas.


- “Estamos fazendo um trabalho constante de monitoramento das áreas de risco, colocando as lonas nos locais mais necessários. Claro que só isso não é suficiente, mas a população pode ficar tranquila que a Defesa Civil está monitorando o nível do rio e as áreas de encosta regularmente. A situação, por enquanto, é de normalidade”, garantiu Paulo Boanerges, coordenador do órgão.


Em relatório divulgado nesta segunda-feira (17), A APAC informou que houve um média de chuva, nas últimas 24 horas, variando em torno de 35mm nos principais municípios da Mata Sul. Na área do Litoral Sul, no entanto, houve precipitação mais intensa, com destaques para Tamandaré (62,5mm) e Sirinhaém (80mm). Barreiros registrou o maior acúmulo do Estado, com 107,5mm.


 

Equipe de instação de lonas em áreas de risco em Palmares, PE/ Imagem: Defesa Civil Municipal/Cortesia



Nível do Una


Apesar das chuvas, o nível do rio Una registrou um leve declínio de profundidade, em comparação com o registrado na semana passada. Na última quinta-feira (13), os medidores marcaram uma altura média de 3,89m, do leito à superfície.


Nesta segunda-feira (17), o registro é de 3,67m de profundidade. O nível só é considerado de alerta quando o rio atinge 6,30 metros. A margem de transbordo, no entanto, é na casa dos 7,20 m.


A Defesa Civil alerta, no entanto, que moradores de áreas de risco e que habitam à margem do rio fiquem atentos às informações e sigam procedimentos de segurança em caso de crise, como deixar o local com antecedência, desligando fornecimento de energia e gás de cozinha.


 

 

Rio Una em período de cheia, Palmares, PE/ Imagem: reprodução do Yotube


Previsão de mais chuvas


A previsão para os próximos dias, segundo a APAC, é de mais chuvas para a Mata Sul, variando nas intensidades “moderada a forte” e “moderada a fraca”, entre os dias 17 e 19 de junho. A situação é semelhante em outras região do estado, com exceção do Sertão, que não tem previsão de chuva nas próximas 72 horas.

 

Imagem: print de relatório da APAC/Divulgação

 

 

 

Imagem: Gráfico de relatório da APAC/Divulgação


 

 

 

 

Os comentários abaixo não representam a opinião do Portal Nova Mais. A responsabilidade é do autor da mensagem.
TODOS OS COMENTÁRIOS (1)



Login pelo facebook
Postar
 
  • Bc Edvania5 anos atrás
    Parabéns guerreiros bom trabalho
Curiosidades
Policia
Pernambuco
Fofoca
Política
Esportes
Brasil e Mundo
Tecnologia
 
Nova + © 2024
Desenvolvido por RODRIGOTI