Publicada em 24/06/2019 às 10h21.
Entenda os efeitos do uso de anabolizantes para o coração
O uso contínuo dessas substâncias pode acarretar problemas irreversíveis para o organismo.

Créditos: iStock


Estima-se que no Brasil sejam quase 7 milhões de usuários que usam anabolizantes. Para o cirurgião cardiovascular, Dr. Marcelo Sobral, a questão já se tornou um problema de saúde pública, principalmente porque os usuários são cada vez mais jovens e costumam consumir essas substâncias sem o acompanhamento médico devido.


“Esses anabolizantes são um grupo de compostos naturais e sintéticos, formados pela testosterona e seus derivados, que quando consumidos periodicamente podem causar sérias alterações cardiovasculares, psiquiátricas, metabólicas, endócrinas, neurológicas, hepáticas, renais e musculares”, conta Sobral.


Segundo o especialista, o sistema cardiovascular pode apresentar problemas após um mês do uso dessas substâncias, como: hipertrofia cardíaca, perda da força de contração muscular do coração, às vezes de maneira irreversível, levando a uma insuficiência cardíaca, além de promover a elevação da pressão arterial, alterações nas paredes dos vasos sanguíneos e no metabolismo dos triglicérides.


“O uso contínuo destas substâncias, sem indicação clínica e sem a ingestão adequada de líquidos, ainda pode causar falhas renais. Além disso, seu consumo pode resultar no desequilíbrio dos mecanismos metabólicos, como o de coagulação do sangue, aumentando o risco de trombose e em alterações no fígado, levando a elevação do colesterol ruim (LDL) e diminuição do colesterol bom (HDL)”, explica o cirurgião.


Mesmo não existindo comprovações científicas dos efeitos dessas sustâncias nas células neurais, especialistas afirmam que eles podem afetar o sistema nervoso gerando comportamento agressivo, irritabilidade, depressão, crises de ansiedade, além de distúrbios alimentares.


Para Sobral, a forma mais saudável de se conseguir um corpo forte e de alto rendimento para o período de carnaval é sempre optar pelo mais seguro.

 

"A alimentação é um dos principais fatores que influenciam na nossa massa corporal. Siga uma dieta personalizada, busque profissionais que ofereçam um treino adequado para que você garanta o corpo dos seus sonhos. Mas lembre-se, cuidar da aparência sem pensar na saúde do seu corpo é andar por outro lado.", conclui o cirurgião.

 

Notícias ao Minuto

Os comentários abaixo não representam a opinião do Portal Nova Mais. A responsabilidade é do autor da mensagem.
TODOS OS COMENTÁRIOS (0)



Login pelo facebook
Postar
 
Curiosidades
Policia
Pernambuco
Fofoca
Política
Esportes
Brasil e Mundo
Tecnologia
 
Nova + © 2024
Desenvolvido por RODRIGOTI