Publicada em 19/07/2019 às 09h46.
Pilates é uma arma na luta contra o estresse
A fisioterapeuta e professora de Pilates, Fernanda Affonso, explica que a prática ajuda a combater problemas do organismo.

Créditos: iStock


A prática do pilates só faz bem. São tantos os benefícios para o corpo e a mente que quem começa a praticar, fica difícil abandonar. Do aumento do condicionamento físico, passando pelo equilíbrio corporal e postural, o pilates proporciona o bem-estar e ajuda a combater o estresse, mal que atinge grande parte da população ultimamente que vive na agitação das grandes cidades. Um dos principais pontos trabalhados no Pilates é a respiração e quando realizada corretamente pode ser a cura do estresse.


A fisioterapeuta e professora de pilates em Ribeirão Preto, Fernanda Affonso, explica que é ideal a correção da respiração dos praticantes durante as aulas. “A maioria das pessoas não se preocupa com a forma correta de respiração no dia a dia. E o grande diferencial do pilates é trabalhar a respiração, corrigindo o aluno quando o necessário”.


Segundo ela, uma respiração correta pode promover bons resultados contra o estresse e a ansiedade, pois melhora a oxigenação sanguínea e contribui para o relaxamento dos músculos. “A prática do pilates, unindo os exercícios e a respiração, elimina a tensão, graças à redução dos níveis de cortisol no sangue”, explica.


A profissional esclarece que com a prática constante do pilates, aliada às técnicas corretas de respiração, é possível eliminar as desagradáveis sensações que o estresse proporciona como irritabilidade, dores de cabeça, ansiedade, sensação de cansaço, falta de sono e atenção, entre outros. “Com a prática semanal do pilates é possível obter melhoras significativas no quadro de um paciente que foi detectado com estresse. E o melhor, em muitos casos, é possível até dispensar o uso de medicamentos, para aqueles que fazem uso”, esclarece.


Segundo ela, o pilates acaba se tornando um método alternativo na cura do estresse pois a pratica constante dos exercícios faz com o organismo libere enzimas que estão associadas à sensação de prazer, combatendo assim o cortisol, hormônio que é produzido em excesso em casos de estresse.

 

Notícias ao Minuto

Os comentários abaixo não representam a opinião do Portal Nova Mais. A responsabilidade é do autor da mensagem.
TODOS OS COMENTÁRIOS (0)



Login pelo facebook
Postar
 
Curiosidades
Policia
Pernambuco
Fofoca
Política
Esportes
Brasil e Mundo
Tecnologia
 
Nova + © 2024
Desenvolvido por RODRIGOTI